Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vamos falar sobre (des)organização?

Já contei várias vezes por aqui que não sou das pessoas mais organizadas. Aliás, até poucos anos atrás, conseguia conviver muito bem com a bagunça e ausência de papéis e caderninhos para anotar as ideias e compromissos, só que de uns tempos pra cá isso mudou e mudou muito.

O home office como gosto que fique
Desde que finalmente consegui organizar o quarto do jeito que queria, é difícil demais conviver com ele bagunçado. É quase uma luta diária, ainda mais tendo uma adolescente bagunceira para dividi-lo comigo. Arrumo, arrumo, arrumo, mas sempre tem algo fora do lugar, só que já resolvi não ficar tão neurótica com isso (tenho medo de criar um TOC) e acabo me entregando a uma baguncinha ao menos nos fins de semana, que sempre é organizada na primeira oportunidade.


Além disso, não sei se por culpa da idade (tô ficando velha e desmemoriada) acabei adotando o hábito de ter sempre um (vários) caderninho para anotar tudo. Além do caderninho, sempre tenho vários papéis (que acabam virando bagunça), calendários mensais, semanais e até diários. Enfim, ainda estou à procura da melhor forma de organizar meu tempo e espaço e no meio de tudo isso acabei aprendendo muito sobre mim e sobre formas de organização.

Essa coisa de se organizar é muito pessoal, depende muito de cada um e às vezes o que funciona para mim pode não funcionar para você, mas como é de costume, sempre compartilho minhas descobertas não tão descobertas assim por aqui. Mesmo que as coisas estejam só engatinhando, pelo menos já comecei a mudar :)

Caderninhos

Bastidores que já saíram do papel
Uso os caderninhos para anotar coisas que considero importantes, não necessariamente compromissos. Anoto ideias para posts no blog, desenho algumas ideias que me vêm à cabeça, faço anotações, enfim, são um espaço de brainstorm. Daí quando falta uma inspiração, é hora de revê-los. Sempre tem muita coisa que faz a cabeça funcionar novamente e o legal é que mantendo uma agenda ou um calendário semanal, aos poucos você vai colocando as ideias anotadas nos caderninhos em prática.

Calendários

Ganhei um calendário de mesa da ONG onde trabalhava, mas ele só serve para dar uma olhada rápida quando preciso lembrar de alguma data. 

Calendário semanal semelhante ao que uso e disponível para baixar aqui
Para organizar as tarefas do dia a dia tenho usado calendários (ou planners) semanais, que a princípio eu mesma faço usando uma folha de rascunho (a ecológica, né) e régua. Uma coisa que tenho observado é que acabo concentrando muitas tarefas nos primeiros dias da semana e nem sempre dou conta de cumprir tudo, aí acabo remanejando as coisas. Sinal de que preciso me organizar melhor ainda.

Adoro os calendários mensais do Não Me Mande Flores - Baixe o de Fevereiro aqui
O calendário mensal é ideal para anotar aquelas coisas que precisamos fazer todo mês ou com certa frequência, como por exemplo: contas a vencer, dia de controle de estoque, fluxo de caixa, posts do blog por categoria, datas importantes (aniversários, datas comemorativas). Depois de fazer um planejamento geral do mês, vou transferindo as tarefas pro calendário semanal, que fica sempre em cima da mesa. Assim é difícil deixar algo passar batido.

O melhor dos calendários é que na internet você encontra vários modelos disponíveis para baixar :D Esse post da Jess está cheio de calendários e planners fofos para escolher!

Fichas e planilhas


Sempre lidei muito bem com as anotações no papel desde que comecei a fazê-las, foi a melhor forma que encontrei de me organizar e isso ficou claro nesse post, né? Confesso que não sei lidar muito bem com planilhas, arquivos digitais e esses aplicativos para se organizar, então o papel sempre me salva. Claro que para planilhas mais detalhadas me esforço para usar o Excel, mas sempre faço um resumo nas fichinhas. O bom do papel é que ele sempre fica à vista.

Menos computador, mais foco

Outra coisa que me desorganiza a vida é a tal da internet. Um paradoxo, né? Visto que trabalho na maior parte do tempo pela internet. Mas quem vive assim bem sabe que sempre aparece algo para distrair a gente: você lembra daquele produto que viu em tal site, lembra que tem tal blog que você não lê há muito tempo e lembra das redes sociais, que acabam sugando nosso tempo de post em post, sem que percebamos.

Então estou tentando lutar contra essa força oculta que me puxa na direção do desperdício de tempo à frente do computador, que não é pouco!

O legal de compartilhar isso aqui, é que eu acredito que aconteça com mais pessoas. Tem dias que o trabalho não rende nada e quando paramos, vemos que já se foram horas sem perceber no celular ou no computador.

Planejamento é bom, mas ao meu ver, ainda tem que ser flexível e não tão rigoroso, pra dar tempo de ter aquela liberdade que a gente tanto quer quando decide organizar o próprio tempo e trabalho, pra poder ir ali na esquina tomar um sorvete ou dar um mergulho de tarde. E a disciplina está aí para isso, pra mostrar que se seguimos aquilo que nos propomos direitinho, sempre sobra um tempinho. Ainda estou aprendendo como se faz isso, mas acho que estou no caminho certo ;)

19 comentários:

  1. Oi Zizi,
    Planejamento é necessário mesmo. Também me saio melhor com os papéis, e nunca fui muito fã de organizar digitalmente, mas testei um aplicativo de tarefas e estou começando a gostar!
    Com esse trânsito caótico de BH e o tempo todo que perdemos em tantas filas e com tantas falas, eu começei a anotar no celular e depois ajeitar tudo em casa.
    Obrigado pela dica dos calendários (o blog da Jess é uma fofura)! E desejo toda sorte na sua nova empreitada com a lojinha, seus projetos e todas as coisinhas!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Sou um tipo de pessoa que tenta ser organizada o tempo todo, mas é meio que impossível,também tenho vários cadernos, e bloquinhos para anotação, agora to tentando experimentar um aplicativo chamado Evernote, para ver se me facilita, mais ainda é uma fase experimental, quem sabe agiliza minha vida!
    bjss Zizi
    blogbyatelier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Desde o ano passado, estou nessa de descobrir como se organizar, e até fiz um post sobre isso. Não tem sido fácil, porque sou meio zoneada por natureza, mas estou na luta, e tenho percebido como está fazendo diferença. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas ao menos já estou na estrada, né? rsrsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. ai, Zilah ♥
    eu também to nessa vibe de organização e sou muito adepta dos papeis! tô me preparando pro vestibular e copiei todo o planejamento de estudo, que tava na internet, em folha sulfite. ao todo foram 14 folhas sulfites, mas estão sendo muito bem utilizadas! adoro riscar o que eu já estudei, porque dá a sensação de que estou cumprindo as metas ^-^


    eu to com 19 e já preciso de caderno de anotação hahaha não se sinta sozinha
    assim que virou o ano, já fui atrás de um (ainda não deu tempo de customizar, mas assim que der, vou arrumar ele bonitinho). tá sendo MUITO útil!


    uma dica é anotar tudo o que a gente tem que fazer numa categoria e separar em dias, antes de dormir, o que podemos realizar no dia seguinte.


    beijos!


    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ps: quero ser você quando eu crescer!

    ResponderExcluir
  6. Oi Zilah, muito legal isso de se organizar. Também estou no processo de descobrir o que é mais fácil pra mim, mas uma dica importante é que a organização tem que ser algo natural e que realmente, se encaixe na sua rotina, nada muito forçado para que daqui um tempo ela possa se manter. Vi dicas Legais no Morando Sozinha e um site chamado Vida Organizada, dicas legais e bem, digamos, adaptáveis, espero te ajudar, e quando descobrir dicas legais conta pra gente, é sempre bom aprender , Beijocas ;)

    http://cut-cutt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu funciono com prazos. Tudo que preciso fazer eu determino um prazo e anoto na agenda. Na minha vida profissional (sou advogada) prazo é super importante e anoto sempre com 24 horas de antecedência (pra não ter problema). Na pessoal eu determino um prazo para fazer tal coisa e cumpro. Comigo funciona. Se eu perder a agenda....perco a vida! rs

    ResponderExcluir
  8. Qual é esse aplicativo, Núbia? Me indicaram o Evernote e vou testar pra ver se é bom, pois sempre anoto coisas no bloco de notas do telefone quando estou em filas hehehe


    Muito obrigada!!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Vou testar esse Evernote para ver se me adapto!


    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Toca aqui, Ju hahaha o/\o Tamo junta nessa! hahaha
    Mas o mais importante é que já começamos a valorizar a mudança! Um dia a gente chega lá!

    ResponderExcluir
  11. É um aprendizado constante, né! E é exatamente isso que você me falou, sua rotina de organização é bem parecida com a minha! Acho que perfeição é impossível, mas a gente tenta fazer o melhor!


    Um beijo e eu quem agradeço!

    ResponderExcluir
  12. hahahaha Eu também faço isso. Quando comecei a escrever para o blog, só conseguia escrever em uma folha e depois digitar no computador. Mas a falta de tempo e a praticidade acabaram me convencendo de que era melhor já passar direto para o pc.


    Eu faço essa organização no calendário semanal, sempre vou alterando ele! E tem dado certo. O caderninho eu gosto de usar para aleatoriedades :)

    ResponderExcluir
  13. Ah, isso com certeza! Eu não consigo organizar por exemplo os horários de refeição. Isso pra mim é demais, apesar de saber que devo comer de 3 em 3 horas. Me organizo sem neuroses e com flexibilidade, mas sempre destaco as tarefas principais!
    Eu sempre vejo as dicas da Fran e o Vida Organizada conheci há pouco!
    Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  14. Acho que isso pra mim não funciona muito, apesar de eu ter meus prazos imaginários na cabeça. hahaha é uma coisa que depende muito de mim e se eu não fizer constantemente e por dia,não dá o resultado desejado. :)

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você, rotina é pra ajudar e não para prender.
    Estarei sempre por aqui ;D
    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
  16. Eu uso no celular o Top Task List (acho que só tem pra windowsphone), ele é bem simples como se fosse o caderninho de tarefas mesmo. Posso organizar por pastas, definir prioridade e prazo. Pode colocar lembrete de alarme e até adicionar foto na tarefa. Acho bom para lembrar das tarefas do dia a dia, mas para projetos e coisas mais elaboradas ouvi falar que o Evernote é mutio bom! Li um poco sobre ele aqui http://vidaorganizada.com/tag/evernote/ mais ainda não comecei a usar! Quem sabe eu não me animo!
    Depois posta sobre sua experiencia com ele!
    bjo

    ResponderExcluir
  17. Ha muito bom...
    desde sempre tenho agendinhas e blocos para anotar minhas coisas.
    resolve nossa vida e fica muito mais prática :)


    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  18. Eu adorei as dicas...me identifiquei muito com você, com seu texto. Vou tentar me organizar desta forma...depois te conto. ótima semana de trabalho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...