A partir de hoje dividirei um espaço que gosto muito nesse blog com uma pessoa que sempre dividiu muita coisa comigo. Essa pessoa é a minha irmã mais velha, a Maria Isabel, mas podem chamá-la de Bebel. Digamos que ela dividirá comigo a "cozinha do blog", um lugar para o qual eu sempre levei muito carinho e boa vontade.
Durante nossa infância e adolescência nós já dividimos (e dividimos até hoje) muitos momentos importantes de nossas vidas, fossem eles nas brincadeiras, nas brigas entre irmãos, na cozinha ou no nosso quarto, o qual dividimos até mesmo depois que a Mariana (minha filha) nasceu. Hoje, mais do que nunca, podemos dizer que dividimos uma relação de companheirismo, apoio e união, na vida e agora, no Dona das Coisinhas.
Conheçam um pouquinho da Bebel:
A Bebel, desde pequena mostrando seus dotes |
"Sou a irmã mais velha da Dona das Coisinhas e quando ela nasceu, eu tinha apenas 3 anos e já passava horas na cozinha de casa bisbilhotando a D. Conceição preparar coisas deliciosas. A D. Conceição era uma cozinheira de mão cheia que nos brindava diariamente com seu carinho nas preparações culinárias da casa da Vó Zenaide.Dia de festa em casa, a gente levantava às 6 da manhã para preparar os doces e depois que a Dona Conceição terminava de arrumar a cozinha do almoço era hora de modelar centenas e centenas de docinhos. Nesta brincadeira, a cozinha sempre fez parte da minha vida.
Mesmo na adolescência, quando eu não cozinhava nada, gostava muito de comer. O tempo passou...No início da minha juventude redescobri o prazer de cozinhar e aos pouquinhos (bem aos pouquinhos mesmo) estou desenvolvendo e aprimorando esta paixão. Não sei se é por causa das minhas memórias de infância, mas acredito que cozinhar é um gesto de carinho, uma doação de amor em forma de alimento, um afago na alma. Cozinhar não pode ser para estressar. Cozinhar é paciência, dedicação, amor e recentemente, encontrei na cozinha a tranquilidade que a vida de jornalista vinha me tirando.
Mesmo na adolescência, quando eu não cozinhava nada, gostava muito de comer. O tempo passou...No início da minha juventude redescobri o prazer de cozinhar e aos pouquinhos (bem aos pouquinhos mesmo) estou desenvolvendo e aprimorando esta paixão. Não sei se é por causa das minhas memórias de infância, mas acredito que cozinhar é um gesto de carinho, uma doação de amor em forma de alimento, um afago na alma. Cozinhar não pode ser para estressar. Cozinhar é paciência, dedicação, amor e recentemente, encontrei na cozinha a tranquilidade que a vida de jornalista vinha me tirando.
Quando a Zilah criou a tag Dona da Cozinha aqui no blog, a ideia dela era compartilhar receitas fáceis e saborosas, que confortem os olhos, o paladar e alma. Sou leitora assídua do Dona das Coisinhas e fã incondicional da Zizi, pela forma como ela lida com a vida, sempre com criatividade e bom humor. Estou muito orgulhosa e feliz em compartilhar com ela e com vocês este espaço daqui para frente. Espero que gostem."
A receita:
Como muitos de vocês já devem saber, a pessoa que criou este blog sofre de paixão aguda por cogumelos e que tal começar com uma receitinha prática e fácil de... Cogumelos Recheados? A Bebel também adora cogumelos, mas prefere os comestíveis.
Esta receita vai bem como aperitivo, como entrada ou como acompanhamento para uma refeição.
Cogumelos Recheados
Ingredientes:
200 g de cogumelos Porto Bello ou Champignon
1/2 cebola roxa picadinha
1/2 xíc. (chá) de vinho branco seco
1/2 xíc. (chá) de farinha de rosca
70 g de parmesão ralado
1 punhado de salsinha picada
Sal e Pimenta do reino a gosto
Preparo:
Limpe os cogumelos passando-os rapidamente na água e secando-os em seguida. Com uma faca, faça um círculo ao redor da haste, na parte de baixo do parte de baixo do cogumelo. O "chapéu" do cogumelo deve ficar oco para receber o recheio feito com as hastes. Em uma frigideira com fio de azeite, refogue a cebola e as hastes picadas. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Retire do fogo e misture a farinha de rosca, metade do parmesão ralado e a salsinha. Acerte o sal. Com uma colher de sobremesa, recheie os cogumelos com este refogado. Coloque os cogumelos recheados em um refratário, regue com um fio de azeite e salpique o restante do parmesão por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos.
E então? O que acharam?
Deixem seus comentários para a Bebel :) Com certeza ela voltará com muitas outras delícias práticas e rápidas pra gente!
Zilah e Bebel , adorei a novidade ! Estou sempre acompanhando esse blog tão legal!!! Bjim
ResponderExcluirAdorei! *-* Você no "Dona da Cozinha" e eu com o "Do caderno de receitas"! Nossa, vamos trocar bastante receitinhas! Como amigas/vizinhas de antigamente, só que virtualmente! Heheh! (: Tô enrolando pra postar no blog 3 receitas maras (pois quero descansar um pouco), mas logo que postar te mando! Fora que a Bebel tem cocottes não é? Imagina se um dia fizéssemos um desfaio de cocottes? OK. Viajei, mas é só pra exemplificar que podemos trocar muitas coisas com o tempo! AMEI! Uma parceria linda! Beijosss!
ResponderExcluirmenina, adorei a receita. Também sou viciada em cogumelo. Nunca usei farinha de rosca. Gostei da inovação!
ResponderExcluirbeijo,
Que lindas!!! Deve ser bom ter uma irmã pra compartilhar coisinhas né??
ResponderExcluirMinha linda Bebel!!! Que bom descobrir o blog de vcs! Boa sorte na nova jornada! Estarei por aqui, de olho!
ResponderExcluirQuando tiver umas dicas mando pra vcs!Saudade!!!Beijos, Tatá (Talita Nunes)
Que amor vocês duas!!!
ResponderExcluirEssa receita parece ser DELICIOSA!!!
Obrigada por compartilhá-la conosco!
Curte unicórnios? Visite: www.flightsanddreams.com
As infâncias daqui de casa me emocionam muito, pois geraram união e generosidades lindas como vocês. Aliás, lembro quando vocês receberam os apelidos de "Azedinha" e "Vinagrete" - uma dupla inseparável na cozinha e na vida. Penso o quanto as pessoas que passaram pela nossa vida nos abençoaram com amor e dedicação. D. Conceição foi uma delas. Belo texto, belo e delicioso prato (Ah provado!), mais que isso, bela e abençoada família. Parabéns!
ResponderExcluirAhhhhhhhh!!!!! Que delícia é a vida em família!!! Amo comer cogumelos e me lembro das invenções da minha irmã na cozinha com eles. Vou provar esse belisco pq tem uma cara ótima... Dou notícias depois...
ResponderExcluirMenina me encantei com seu blog, e como adoro essas fofuras que você fala por aqui, desde comidinhas até suas criações, fixei-me por aqui.
ResponderExcluirhehehe, adorei foi o astral desse blog.
beijos! Receita dada...receita anotada, ok?!
=)
Menina, como também sou fã de comidinhas e de suas fofurices, adorei e me encantei com o astral do seu blog.
ResponderExcluirAh, receita dada é receita anotada, ok?!
fixei-me por aqui, rá!
beijos!
Oi Zilah! Oi Mª Isabel!
ResponderExcluirQue novidade boa!
Gostei da receitinha, mas gostei ainda mais do texto da Isabel - um primor!
Vou tentar testar a receita um dia desses!
Parabéns pela parceria! Já gostei!!!
Bjo
Vamos amadurecer a ideia Jhê...Bjo. Bebel
ResponderExcluirTatá querida! Saudade também... Obrigada e volte sempre! Beijo!
ResponderExcluirObrigada e passe sempre por aqui Flavia.
ResponderExcluirEspero que goste Pat. Bjo.
ResponderExcluirAzedinha e Vinagrete agradecem... Bjo!
ResponderExcluirZilah e Belel, que delícia,
ResponderExcluirpra mim que não como carnes, esta receita é perfeita...
os cogumelos são itens de compra semanal aqui de casa, mas sempre é
shimeji, hiratakes, nunca comprei os champignons por achar eles duros aparentemente
e com medo de não ficar bom, rs, pois agora vou comprar, oba!
Depois eu conto :)
Bem vinda Bebel :)
Beijocas pras duas.
Fê
Zilah!! Dividir é sempre bom.. com irmã então melhor ainda!!
ResponderExcluirTenho que dizer tbm que o novo layout ficou mara..
Colorido e sequinho!! Na medida.. arrasaram..
Bjinhoslyncompletissima.blogspot.com.br
ai, super vou fazer! adorei a receita! amo cogumelos também. :)
ResponderExcluirObrigada Karina! Bjo!
ResponderExcluirOi Fernanda. Espero que goste da receita... Bjo.
ResponderExcluirOi, Danielly! Que bom que gostou! Sempre me contento muito com esse tipo de resposta!
ResponderExcluirSe fizer, conta pra gente como ficou??
Beijos!
Que bom, Karina! A Bebel arrasa nos textos, não é? e na cozinha também :)
ResponderExcluirOi, Fernanda!!! Então você em que experimentar a receita! Às vezes não entendo porque as pessoas fazem tanta objeção aos chamipgnons!hahaha Não tem cogumelo mais duro que o salmão rsrsrs
ResponderExcluirCompre sem medo! Não vai se arrepender! Junto do shitaki e do shimeji, são meus favoritos!
Muito obrigada, Lyn querida!
ResponderExcluirbeijao!
Sempre lembro de você com as receitas de cogumelo! rsrssrrs
ResponderExcluirMuito obrigada, Flávia!
ResponderExcluirAmorinha, adoramos a ideia do desafio de cocotes ou algo do tipo! Vamos combinando???
ResponderExcluirBeijocas!
é sempre ótimo, Renata! Ainda mais quando desse compartilhamento sai um resultado tão gostoso! :)
ResponderExcluirAh, não tem o que agradecer, Nizer!
ResponderExcluirNós quem agradecemos o carinho :)
Essa história ainda será narrada por aqui hahahaha
ResponderExcluirObrigada por tudo, mommy. Sem você nada disso seria possível rsrs
Dê notícias, Pat! Estamos aguardando!
ResponderExcluirBeijos!