O fato de trabalhar em uma organização social que realiza trabalhos voltados para o meio ambiente e outros para o artesanato é algo que algumas vezes acaba contribuindo para os projetos do blog.
Há cerca de um mês atrás, todos os funcionários participaram de uma reunião onde o objetivo era conhecer melhor os projetos da organização, sendo assim, todos realizaram atividades que não são corriqueiras no local de trabalho. Bom, eu tive sorte, pois fui escalada para ficar numa das oficinas do Espaço Conviver e fazer "arte".
Nesse dia, a Elzinha, coordenadora do projeto, mostrou pra gente como fazer estampas usando bandejinhas reaproveitadas de isopor, dessas bandejinhas que vêm com os frios que compramos no supermercado. Quando ela apresentou a ideia já tinha ficado admirada, mas quando vi o resultado final, confesso que me surpreendi! Sem mais blablabla, vamos ao que interessa?
Para fazer sua estampa usando uma bandeja de isopor, você vai precisar de:
- Bandejas de isopor (dessas que vêm com os frios de supermercados, depois de lavada e bem limpa, claro!)
- Um lápis
- Tinta para tecido
- Rolo de tinta pequeno ou rolo para xilogravura (o rolo comum absorve muita tinta)
- Pedaços de tecido
Desenho inspirado pela linda da Amanda Mol |
É tudo bem simples. Primeiro você vai lá e faz seu desenho no isopor usando o lápis, cavando o isopor e lembrando que o desenho saíra invertido na hora de estampar, então escreva e desenhe sempre espelhado!
Depois é só colocar a tinta que usará numa bandejinha, passar o rolo e depois passar no isopor, cobrindo toda área desejada.
A primeira vez que fiz, usei um rolinho de espuma que absorveu muita tinta, causando desperdício. Mas da segunda vez, usei esse rolo de xilogravura que lembrei que tinha aqui em casa. O material é uma borracha que não absorve a tinta e pode ser comprado pelo Mercado Livre ou em lojas especializadas.
Após passar a tinta no isopor, não demore para transferir para o tecido, pois ela seca bem rápido! Se o tecido que você for usar já for uma peça pronta (ecobag, fronha de travesseiro, etc) é bom colocar um papel entre camadas de tecido para impedir que a tinta manche o outro lado.
Simplesmente amei o resultado e me surpreendi! Tanto que ainda fiz mais bandejas desenhadas e outros "paninhos" estampados :)
O que fiz com esses paninhos ainda será assunto para mais um post! Vale deixar a criatividade rolar solta e sair estampando por aí! Só uma dica: eles ficarão fofos na decoração e ainda servirão para uma colaboração supimpa!
Nossa Zilah. Não conhecia a técnica, mas já te digo que vou tentar fazer. Amo a reciclagem. Sempre estou reciclando alguma coisa. Um beijo Gabriela Barreto
ResponderExcluirSimplesmente fantástico, adorei! :D Um abraço!
ResponderExcluirQuando ví a chamada do post no bloglovin imaginei que seria assim, mas logo tb pensei: Pq eu não fiz isso antes???
ResponderExcluiriaauhaiuhauha
Que máximo!!!
Blog do Sofá
Loja Kodry
Adorei! Uma boa pedida para fazer com as crianças nas férias tb, né?!
ResponderExcluirLindo, né? ♥ Quando estava na 4ª série, minha filhota fez uma camiseta para o Dia dos Pais na escola e ficou fantástica. Isso foi a 8 anos e ainda nao tentei fazer igual kkkk
ResponderExcluirParabéns, linduxa. Ficaram lindos os paninhos. Esperando ansiosa pelos projetos com eles.
Que legal. Nunca tinha visto essa técnica. Parabéns. .. lindo!
ResponderExcluirEu queeeeero pra mim também! Eu já fiz xilo em chapa de metal durante um curso no Parque Lage. Da próxima vez que eu comprar algum frio ou uvas, vou fazer uma matriz para mim! Obrigada por compartilhar essa técnica com a gente.
ResponderExcluirbeijos.
Que lindoooo, fica um amor, vou fazer essa experiencia em casa!
ResponderExcluirQue lindoooos! Já conhecia a técnica, mas sempre nunca fiz! Sempre me surpreendo com os resultados também!
ResponderExcluirEu tô vivendo agora numa fase de querer estampar tudo também! Tô fazendo carimbos com aquelas borrachas escolares! Uma delícia! :)
Ansiooosa pra ver os projetinhos com os tecidos! Só de ler essa frase, minha cabeça já se encheu de ideias! :P
;**
Ai, tô completamnete encantada, Zilah! Você não faz ideia de como este seu post veio a calhar :) Tô até com borboletas no estômago, rsrsr
ResponderExcluirBeijos!
Sensacional Zilah! Tão bonito! Sempre lindas ideias por aqui. <3
ResponderExcluirhttp://naomemandeflores.com
zilah! eu vi a sua casa no projeto casa aberta e vi que você tem uma espécie de pisca pisca na sua mesa com umas bolinhas nas luzes! vc mesma que fez ou comprou em algum lugar? sou doida pra ter um desses! obrigada desde já <3
ResponderExcluirAh, que legal, Gabriela! Depois me conta como ficou e o que achou!
ResponderExcluirbeijos!
:D
ResponderExcluirCom certeza! Arte pra gente de todos os tamanhos :)
ResponderExcluirMuito obrigada, Tania! Poxa, você devia tentar! O efeito é super bacana!
ResponderExcluirBeijocas!
Que bom que descobriu e gostou, Merian! Beijos!
ResponderExcluirQue legal, Ju! Nunca havia feito xilo em nenhum tipo de material, só carimbos de borracha mesmo!
ResponderExcluirDepois me mostra se fizer? Beijos!
Que bom que gostou, Elisa!!! :)
ResponderExcluirAi, carimbar é um vício! Tanto o ato de carimbar, quanto o de fazer o carimbo!
ResponderExcluirVamos colocar essas ideias em prática, né? hahaha
Quero ver! Beijos, querida!
hahahaha que ótimo isso, Érica!
ResponderExcluirDepois conta o que rolou por aí!
Beijos!
Oi, Livia! Eu vendo esses piscas na Toda coisinha, www.todacoisinha.com mas eles estão esgotados. Pretendo ter novos no estoque até o fim de janeiro!
ResponderExcluirBeijos!