Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Câmeras antigas e senta que lá vem história!

Antes de tudo: não sou fotógrafa porém, não nego as tradições da família. Adoro fotos, adoro câmeras e recentemente achei algumas antigas guardadas aqui em casa, estavam quase que abandonadas e com todo meu instinto de guardadora de coisinhas, resolvi cuidar delas. Peguei todas, limpei e abriguei com carinho nas prateleiras do quarto. 

O xodozinho
Além de terem todo um valor sentimental, essas câmeras dão um toque super especial à decoração do quarto, já que a maioria delas não tem mais condições de funcionar. Ainda preciso averiguar se a Polaroid e a Rolleiflex funcionam, elas estão muito bem conservadas! Quando tiver um tempo e dinheiro, vou pesquisar filmes para testar e ver se dá resultado.

A linda da Rolleiflex, ainda tenho alguns filtros e outros acessórios guardados na capinha de couro original
Rolleiflex na capa de couro, uma miniatura moderna, Pucky I

Prateada de fabricação nacional e anônima, Mithra (Suíça), Instamatic, Six-20 da Kodak
Apesar de considerar que não tiro fotos ruins, tenho plena consciência de que não herdei a vocação da família para a fotografia mas, posso ter herdado de alguma forma a sensibilidade que me faz querer transformar o mundo em um lugar de coisinhas e de amor. Mesmo assim me esforço e tento aprender mais a cada dia, nem que seja para tirar fotos rotineiras, fotos para o blog e fotos para guardar como lembrança. A coisa é: estou me apaixonando cada vez mais por esse universo que envolve uma parte linda e da qual tenho muito orgulho da minha história.

Como disse no início do post, a história da família tem muito de fotografia e as câmeras antigas que vocês viram são um testemunho disso.

Meu bisavô, Carlos Victor Gomes, foi o primeiro fotógrafo industrial de Minas Gerais, logo no início do século XX. Dele, meu avô Zinho herdou o dom e a técnica da fotografia, além de muitas câmeras. 
Na foto, minha bisavó Augustinha, dois de seus filhos e o bisavô Carlos 
O vô Zinho foi quem teve a primeira loja de fotografia de Nova Lima, o Studio Victor. Ele trabalhava em eventos, tirava fotos de famílias, fazia fotos para documentos, tudo o que precisassem. O trabalho dele já era mais parecido com o da maioria dos fotógrafos atuais, exceto por toda parafernalha analógica.

Poster do Foto feito pelo meu Tio Luís, um artista de primeira linha
O Foto (como a gente costumava chamar o estúdio) do meu avô foi fechado em 1988 e ele faleceu em 1992, dessas coisas ficaram as lembranças em fotos, objetos e por incrível que pareça, ainda guardo alguns flashes na memória.
A câmera de madeira, o Studio e a mini Dona das Coisinhas - 1988
Quando criança, eu adorava brincar na casa de uma tia, onde ela guardava uma câmera super antiga que foi do meu bisavô. Daquelas câmeras de madeira, grandonas, com tripé, capa preta, flash de pólvora e chapa de vidro. Sempre gostei de bisbilhotar as chapas de vidro que ficavam guardadas em gavetas na casa da minha vó, dava para ver muita foto antiga e confesso que tinha um pouquinho de medo quando imaginava que toda aquela gente já deveria estar morta.

Além de fotógrafo, meu avô era um exímio marceneiro. Artista mesmo e me fez essa cadeirinha que era um dos meus xodós de infância.
Com relação a todo esse acervo que guardávamos em casa, minha mãe e um primo (Celsinho) trataram de providenciar locais adequados para tudo através de incentivos da Lei Rouanet. No ano de 2008, eles organizaram uma exposição com os trabalhos do meu bisavô, que dentre tantos registros, fotografou a visita do rei Alberto da Bélgica e dos príncipes de Gales a Nova Lima.

É ou não é para ter orgulho da história da família? Não sei se um dia poderei honrá-los à altura com fotos e com uma história de dar orgulho então, enquanto isso vou cuidando bem do que tenho e dando o meu melhor para compartilhar o pouco que sei.

Quem quiser saber um pouquinho mais sobre a história dos Victor Gomes, pode conferir esse link aqui

37 comentários:

  1. Super emocionei com a  lembrança de vô!

    ResponderExcluir
  2. Zilah eu amei seu blog é a primeira vez que passo por aqui e já amei,sempre que puder  estarei aqui dando uma espiadinha...bjokas!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Lindas as cameras! e linda história também! ♥

    ResponderExcluir
  4. Também tenho várias câmeras como decoração pelo meu quarto! hahah

    ResponderExcluir
  5. poxa, muito interessante a história fotográfica da sua família :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, é para ter muito orgulho mesmo! E deve ter fotógrafo se doendo de inveja dessa coleção maravilhosa de câmeras! Não sou fotógrafa também, é algo que treino mas sei que tem gente que nasce para isso, caso do seu bisavô. Que bacana que sua família tive dedicação para organizar e preservar este acervo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. que historia linda! você deve ter muito orgulho mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Oie Zilah que legal msm, adorei a coleção e por acaso já tinha lido em algum sobre seu bisavô provavelmente na faculdade de fotografia , muito legal a história e as fotos ...

    PS: Como qlqr fotógrafa morri de invejinha da coleção..

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nem eu que sou fotógrafa tenho tantas câmeras antigas!
    Amei todas!
    Engraçada a coicidência de ter postado sobre elas hoje no meu blog também :D
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Puuuuxa! Que incrível, minha família não é tão dotada de talentos assim! hehehe
    Que história linda, e quantas câmeras legais tu encontrou por aí! Eu sou completamente apaixonada por fotografia! ♥

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que bacana Zilah, ver as coisas de vocô e Tio Zinho, como você as conserva, simplesmente maravilhoso, parabens, vc é D+

    ResponderExcluir
  12. Emocionada!

    Lembrei-me da minha infância. Vou até procurar fotos minhas clicadas pelo seu avô. bjs,

    ResponderExcluir
  13. Que história linda, Zilaaah! :)
    Tenho certeza de que do jeito que você é para aprender as coisas, vai tirar de letra a fotografia! ^^
    As máquinas são lindas! Aqui em casa tem uma antiga também, mas não tanto. Meu pai sempre fotografou, mas nunca profissionalmente. Nossas fotos (minhas e dos meus irmãos) de quando éramos bebês, são todas bonitas por causa disso.. ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  14. Deixa eu falar para vc....sempre fará.... OTCHYMAS FOTOS e sempre será...OTCHYMA FOTOGRAFA!!!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu amei a história da sua família , que é muito talentosa por sinal !! Meus parabéns!! ^^
    Queria muito ter tido fotógrafos na minha família, pra de brinde herdar essas belezinhas que vc tem! Invejinha branca de vc Zilah!! ;))

    ResponderExcluir
  16. Poxa que história de vida legal!
    Além de ter herdado talentos de fotografia, ainda herdou várias câmeras que servem pra decorar e até fotografar mesmo, se ainda estiverem boas..

    ResponderExcluir
  17. Que linda essa última foto com a cadeira que o seu avó fez!!!Isso me emociona muito, família  lembranças, essas coisas são tão lindas!!! Minha família é bem assim, e eu amo, e amo ver isso em outras famílias também! Vc era uma bb linda, lembrei da minha filha Manuella de 1 e 7 meses! Felicidades

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Tudo bem?
    Primeira vez que comento aqui, mas tudo bem...
    Aqui, eu recentemente comprei uma TLR Yashica e ela ta com um "leve" problema na rolagem do filme. Deixei a minha hoje em uma loja no centro de bh. Se quiser o endereço de la depois posso mandar certo pro e-mail!
    E os filme pra ela são facilmente encontrados no Pedro Cine Foto (tb no centro de bh =/ ) encontrei lá tanto 120mm colorido e p/b!

    isso não é propaganda não, ok? Só estou compartilhando pq como fiquei feliz com as minhas aquisições e mão vejo a hora de poder por a mão na massa e utiliza-las, imagino que seja o desejo de todos que tem uma raridade desta em casa! :)

    ResponderExcluir
  19. \o/ Seja muito bem vinda e volte sempre, Eliane! :)

    ResponderExcluir
  20. Pois é, Ana! Não é só fotógrafo que pode ter uma coleção dessas e não é só fotógrafo que ama fotografia. Eu posso ter um olhar muito aguçado para coisinahs mas, fotografia não é meu forte! Apesar de que treino bastante! Tem gente que já nasce com o dom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Hahaha! Poxa, mas com certeza deve ter algo que sabem fazer muito bem! Também amo fotografia, apesar de não ser fotógrafa hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Pois é, Zé! Pode ter certeza que está tudo muito bem cuidado, com muito carinho :)

    ResponderExcluir
  23. Oi, Bianca!
    Então, acho que ainda preciso me dedicar mais! Mas, nada de desistir!
    Também tenho muitas fotos bacanas da minha infância, principalmente as clicadas pelo meu avô! Meu e pai e minha mãe também eram entusiastas mas não levaram em frente! Mesmo assim tenho alguns primos que ainda seguem esses rumos da família e trabalham com fotografia.

    É muito bacana isso :)

    ResponderExcluir
  24. Obrigada, May! Agora você pode guardar sua câmera e deixar de herança pros seus filhos e netos rs Assim pelo menos eles terão uma herança de família para guardar ;)

    ResponderExcluir
  25. Oi, Luane! Em breve vou conferir se algumas câmeras ainda funcionam ;)

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada, Gabriela!

    Sua filha deve ser muito lindinha (modéstia a parte, acho que fui um bebê lindo - apesar da fase triste da adolescência rsrs)!

    Beijos e felicidade pra você e sua filhota!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Naiara! Tudo bem!

    Muito obrigada por sua dica! Eu já tive recomendações do Pedro Cine Foto, vou dar uma apssada por lá em breve! Tenho certeza que ainda poderei aproveitar algo dessas câmeras lindas!

    Sem dúvidas, são muito valiosas essas câmeras :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...