Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Compartilhando afeto: do meu Natal para o seu

*Esse post é um presente da Bebel, para a sessão Dona da Cozinha

Já contei aqui algumas coisas da minha vinda para a Inglaterra. Definitivamente, não é uma tarefa fácil se adaptar a uma cultura, um modo de vida e a um clima totalmente diferente ao que esta acostumado, principalmente com duas crianças a tiracolo. Passado o primeiro mês, estamos conseguindo vencer a barreira do idioma e levar uma vida quase normal, se... Se não fosse Natal!

Aqui, é possível entender o por que o Papai Noel usa aquelas roupas e desce por chaminés. Por mais que se encontre coisas lindas prontas e super práticas para comprar, as pessoas colocam a mão na massa, embrulham seus presentes e aproveitam esta época do ano para preparar bolos, biscoitos e tortinhas que espalham aroma por toda a vizinhança. Cozinhar para presentear amigos, vizinhos e parentes no Natal aqui é uma tradição, deliciosa, diga-se de passagem. 

Outra tradição desta época são os mercados alemães com mimos artesanais e guloseimas para se deliciar ou presentear. Comparado ao de outras cidades inglesas, o mercado alemão aqui de Southampton é bem simples, mas não deixa de ser um charme. 

A Catedral de Winchester e a feirinha alemã que acontece no pátio da catedral
Aproveitamos o último final de semana e fomos conhecer o famoso mercado alemão de Winchester, capital do condado de Hampshire. A cidade, que um dia já foi a capital inglesa, tem pouco mais de 40 mil habitantes e é simplesmente encantadora, com suas ruas estreitas e cheias de charme. Antes de chegarmos a catedral, passamos por outra feirinha de rua, com músicos tocando e muita coisa bacana. No pátio da bela e imponente Catedral de Winchester, as quase 200 barracas tem muito artesanato, presentes e comida típica. A catedral é tão grande que além da feira de Natal, o pátio também abriga, nesta época do ano, uma pista de patinação no gelo.

É nesse clima que vem a nossa receitinha de hoje para o Dona das Coisinhas. Natal combina com carinho, afeto, especiarias, mel. Que tal aproveitar a data e fazer deliciosos Cupcakes Pão de Mel para presentear pessoas queridas ou até mesmo enfeitar a mesa na Ceia ou no Almoço de Natal?

Cupcakes Pão de Mel



* A receita que escolhi para compartilhar aqui hoje, é originalmente usada para fazer pão de mel. Se não quiser fazer os cupcakes, pode assar a massa em um tabuleiro retangular grande, cortar, rechear e cobrir com chocolate meio amargo devidamente temperado.

Ingredientes

Para o Cupcake:
Receita adaptada daqui 
  • 400 g de açúcar mascavo
  • 2 xíc. (chá) de água
  • 4 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
  • 1 1/2 col. (sopa) de cacau em pó
  • 1/2 col. (chá) de cravo em pó
  • 1/2 col.(chá) de canela em pó
  • 1/2 col. (chá) de gengibre em pó
  • 1 pitada generosa de noz moscada ralada
  • 1 xíc. (chá) de leite
  • 1 xíc. (chá) de mel
  • 4 ovos (claras em neve e gemas separadas)
  • 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio
Recheio:
  • 800 g de doce de leite
  • Creme de leite a gosto
** Como aqui na Inglaterra não é comum encontrar doce de leite nos supermercados, na véspera de fazer os cupcakes cozinhei duas latas de leite condensado fechadas e cobertas de água na panela de pressão por meia hora (uma de cada vez), depois que começa a chiar. No dia seguinte, misturei com um pouquinho de creme de leite para não ficar doce demais e usei para rechear.

Cobertura:
  • 240 g de chocolate meio amargo (usei 53%) bem picadinho
  • 1 xícara de creme de leite fresco

Preparo:


É bom começar esta receita pelo preparo da cobertura porque ela precisa de um tempo para chegar no ponto certo. A ganache é uma mistura de creme de leite e chocolate e sua consistência depende da proporção entre esses ingredientes. 

Leve o chocolate ao microondas em potência média por um minuto. Retire e mexa bem. Se necessário, volte o microondas para a potência média e leve o chocolate para completar o derretimento. 

Leve o creme de leite ao fogo brando até que comece a levantar fervura. Assim que começar a formar bolhinhas na borda da panela retire do fogo. Despeje o creme de leite quente sobre o chocolate derretido e aguarde 5 minutinhos. Misture delicadamente os dois. Cubra com plástico fime colado na ganache e deixe esfriar completamente (cerca de 4 horas).

Se na hora de utilizar a cobertura estiver muito mole, pode acrescentar um pouco mais de chocolate. Se estiver muito firme, um pouco mais de creme de leite.

Leve ao fogo brando a água e o açúcar até obter uma calda (cerca de 20 minutos) mexendo de vez em quando (se fizer metade da receita, reduza o tempo pela metade). Retire do fogo e deixe esfriar.

Cupcake

A prova de que as crianças não resistem
Pré aqueça o forno em 180 graus e coloque as forminhas de papel na assadeira para cupcakes. (Se não tiver a específica, vale improvisar com formas de empada mais fundinhas). 

Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau, a canela, o gengibre, o cravo e a noz moscada. Aos poucos adicione a calda de açúcar já fria, alternando com o leite e o mel até obter uma mistura homogênea. 

Depois acrescente as gemas e misture bem. Incorpore delicadamente as claras em neve e, por último adicione o bicarbonato de sódio. 

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que ao enfiar um palito no centro do bolo, o mesmo saia sequinho.

Retire do forno e deixe-os esfriando sobre uma grade. (Aqui em casa, nem sempre as crianças esperam o recheio e a cobertura. Comem o bolinho puro).


Para rechear, você pode usar o doce de leite puro, ou acrescentar um pouco de creme de leite para que não fique doce demais. Assim que esfriarem, com o auxílio de uma faca, retire o miolinho dos cupcakes e aplique o recheio de doce de leite. 

Aplicando a cobertura: Coloque a ganache em um saco de confeitar e aplique fazendo a voltinha sobre o cupcake. Se preferir, coloque uma porção generosa de cobertura sobre os bolinhos e ajeite com as costas de uma colher de sobremesa. Fiz dos dois jeitos, para dar uma ideia de como fica. 

Se sobrar ganache, ela pode ser congelada bem embrulhadinha em plástico filme por até 3 meses. Para descongelar, é só retirar do freezer e deixar em temperatura ambiente.

Finalize com confeitos a sua escolha. Eu não resisiti a esses bonequinhos de gengibre feitos de açúcar que encontrei por aqui. 

A receita inteira rende aproximadamente 32 cupcakes. Dá certinho fazer a metade da receita.

Feliz Natal!!!

Bebel

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A Bebel é quem tem tomado conta da nossa cozinha, diretamente do Reino Unido. Aqui, além de receitas deliciosas, ela compartilha também as suas aventuras na Terra da Rainha.

5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...