Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A sensível filosofia japonesa Wabi-Sabi dentro de casa

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O post de hoje é um Guest post, escrito pela Laura Sugimoto, do Wabi-Sabi Ateliê. Lá no Wabi Sabi, ela faz um trabalho lindo, baseado nessa filosofia oriental que ela explicará logo a seguir. Com a palavra, Laura!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foi um prazer imenso receber o convite da Zilah para falar sobre um assunto que eu tanto amo. Mas falar sobre Wabi-Sabi é sempre um desafio, primeiro porque estamos falando de uma expressão japonesa sem tradução. E segundo, e mais importante, porque estamos falando de um sentimento.

Em poucas palavras, Wabi-Sabi é uma sensível visão de mundo capaz de encontrar beleza no imperfeito e de aceitar o ciclo natural da vida.


Imagens: Wabi-Sabi Ateliê
Visualmente podemos levar essa filosofia para a decoração, que sugere simplicidade, contato com a natureza, objetos artesanais, antigos, feitos à mão, que carregam emoção. A ideia é decorar e viver com menos preocupação e mais bem estar. 

Para simplificar, criei 10 passos para tornar a decoração de uma casa mais “Wabi-Sabi”:

Imagens
1- Crie ambientes simples, sem exageros, que privilegiem o essencial.
2- Crie espaços com cores neutras: branco, cinza, tons de terra.

3- Aproveite a luz natural. Janelas grandes e cores claras ajudam a clarear os ambientes.

4- Use objetos de materiais naturais (como madeira envelhecida, pedra, cerâmicas, palhas e fibras).

5- Leve a natureza de fora para dentro: encha a casa de plantas. (Este é meu preferido!)

6- Reaproveite materiais e descarte o que não usa mais para renovar o ambiente.

7- Formas irregulares e imperfeições trazem personalidade. Não esconda aquela rachadura, adquira peças artesanais e faça você mesma seus móveis e objetos. (Neste tópico a Zilah é expert!)

8- Tente deixar a casa com menos ruídos, mais silenciosa e tranquila.

9- Valorize peças que tragam lembranças. Aproveite móveis antigos e guarde objetos de viagens e momentos especiais. (Amo o efeito poderoso dos meus objetos emocionais!)

10- Crie um cantinho que sirva de refúgio. :)

Imagens
Num dia-a-dia tão agitado como o da maioria das pessoas, um estilo que traga tranquilidade e relaxamento dentro de casa é um verdadeiro paraíso. Termino o post com a mesma frase do texto que explica o conceito em meu site: “O Wabi-Sabi deve ser visto, apreciado, contemplado e acima de tudo deve ser sentido”. Espero que todos se encantem e sintam Wabi-Sabi também. 


Imagens: Wabi-Sabi Ateliê
Um beijo para Zilah e todos seus leitores queridos!


Laura Sugimoto

Wabi-Sabi Ateliê 



P.s. da Zilah: Para conhecerem mais a fundo essa linda filosofia,  não deixem de acessar o site d Wabi-Sabi Ateliê.

4 comentários:

  1. Muito legal a ideia! Do jeitinho que eu gosto!

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Zilah! Amei esse estilo para decoração, estou justamente buscando inspiração pro novo apê pro qual eu vou depois do casamento e putz, isso é justamente o que eu procuro. Fui hoje mesmo em 2 lojas de móveis rústicos e de madeira de demolição, achei aquelas peças must-have que toda garota sonha ter <333 Lindo post e muito inspirador! Passarei mais por aqui <3
    http://www.nuvemliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. ah que delícia! isso combina com Serra! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  4. Taí. Não conhecia isso e amei vir aqui e me deparar com esse texto e fotos lindas. Adorei! Alegrou minha segunda feira! Beijo Zilah!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...