Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bandeirinhas de tecido sem costura

Tô tão contente com as 100.000 curtidas no Facebook que preparei dois posts para hoje! Um já foi, na parte da manhã e agora mais esse :)

Se você também é daquelas pessoas que não podem ver uma guirlanda, um penduricalho ou bandeirinha, com certeza vai adorar esse post. Afinal, as possibilidades de customização e usos são inúmeras! Dá para fazer de qualquer cor, de diferentes tamanhos (usando um mesmo molde) e decorar quartos, festas, stands, escritórios, lojas, cozinhas, salas, o que você quiser! 


Essas bandeirinhas foram confeccionadas para decorar um stand em uma feira que aconteceu em Nova Lima, no fim do mês passado. Nesse stand seriam vendidos diversos tipos de artesanato do pessoal do Espaço Conviver, um projeto muito bacana que atende portadores de sofrimento mental e seus familiares em oficinas de artesanato. Através dessas oficinas, essas pessoas passam por u processo de inclusão social produtiva e aprendem a lidar com transtornos transformando-os em arte e criatividade. O resultado final das bandeirinhas agradou tanto, mas tanto, que depois da feira até o escritório da VERDENOVO ganhou mais vida.

É bem tranquilo de fazer e nem precisa de máquina de costura. Quer ver como?

Você vai precisar de:


- Tecidos 100% algodão nas cores desejadas
- Tesoura ou cortador de pano (esse que parece um cortador de pizza cor de rosa)
- Régua
- Lápis
- Cola para tecido
- Viés largo (usei 3,5m para 15 bandeirinhas)
- Molde para as bandeirinhas (baixe aqui)
- Ferro de passar (não listado)
 Opcional: folha para transfer (encontrada em papelarias), impressora a jato de tinta, tapete de corte

Para começar, passe o tecido para não ter problemas com o corte. Esse mini ferro é bem fraquinho, mas acabou quebrando o galho na hora. 
Use o molde para desenhar as bandeirinhas, lembrando que para fazer uma bandeirinha, você precisa de dois pedaços iguais. Para fazer uma guirlanda com 10 bandeirinhas, você precisará de 20 recortes. Depois de desenhar é só cortar, usando a tesoura o cortador apoiado na régua.


Depois de cortados os tecidos, use cola específica para tecido passando bem rente às extremidades da bandeirinha, exceto na base do triângulo. Aí é só vir com a outra meta e colar por cima. Caso o tecido seja estampado, você vai colar estampa com estampa. Veja o por que no próximo passo.


Depois que a cola secar (uns 30 minutos), você vai virar a bandeirinha do avesso para que o acabamento pareça uma costura. Empurre a ponta com um lápis e para ficar mais perfeitinho, passe com o ferro quente, marcando bem a dobrinha.


Quase pronto! É hora de pegar o viés e para marcar bem, dobre ao meio e faça um vinco usando a pressão dos dedos e da unha por todo o comprimento. Passe a cola por dentro do viés e posicione as bandeirinhas, uma a uma. Para ajudar, nesse passo você pode usar pregadores para ajudar na hora de fixar a cola e o tecido (pensei nisso agora, mas na hora não usei).


Depenendo de como você quer sua bandeirinha, quando termina a colagem, ela já está pronta. mas se desejar ela ainda mais personalizada, vale o uso do transfer. A folha de transfer pode ser encontrada em papelarias (a que usei comprei na Kalunga).

Para usar o transfer, você monta um arquivo no Photoshop ou até mesmo no Word e imprime ESPELHADO em uma impressora à jato de tinta ou em uma gráfica rápida, pois o transfer funciona como um carimbo quando aquecido. 

Após impressa sua arte, você recorta bonitinho, deixando o mínimo de bordas possível, posiciona na bandeirinha e passa com o ferro bem quente. É importante seguir as instruções do fabricante do transfer e normalmente, o papelzinho só pode ser retirado quando esfria completamente.


E o resultado final já no nosso stand:

Artesanato, pompons, bandeirinhas e as meninas da VERDENOVO
Os pompons também foram feitos por mim e tudo acabou deixando o stand bem fofinho, né? Bem coisinha <3

Gostou? Deixe seu comentário!

23 comentários:

  1. Oi Zizi! Achei bem fácil de fazer as bandeirinhas! Pensava que dava mais trabalho, mas só de não precisar de costura, já facilita! Seu blog está cada vez mais completo, parabéns!

    Eu fiz um blog há menos de um mês e hoje tem uma postagem ensinado a fazer a massa de papel machê, você conhece? Se quiser dar uma olhadinha, o link é esse:


    http://nopaisdaalice.com/2013/10/receita-da-massa-de-papel-mache-parte-1/



    Beijos e muito sucesso, cada vez mais!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Zizi, eu adoro essas bandeirolas, dei de presente para meu sobrinho com o nome dele, letras, um amor, minha cunhada pendurou a janela, ficou fofo!

    ResponderExcluir
  3. A-m-e-i essa dica !!!
    Eu sempre pensei que eram costuradas, apesar de eu até saber costurar, assim é muuuuito mais fácil :D
    Obrigada !

    Ah, descobri ontem seu blog e já passei horas fuçando ! Parabéns, é maravilhoso !

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Também sou viciada em coisas de pendurar, haha, adoro bandeirinhas (e luzinhas, todo mundo brinca que lá na La Vanille é sempre natal).


    Muito legal o tutorial! Bandeirinha de tecido dá pra guardar depois e usar em outras ocasiões, e a barraquinha ficou super fofura. :)

    ResponderExcluir
  5. Beeem lindo! Adorei a idéia♥ O acabamento fica ótimo...

    http://entrecaveiraserosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse post caiu como uma luva pra mim! É que eu não sei costurar, sabe? rs. De repente faço uma para minha cabeceira... o que não falta lá em casa é viés e tecido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adooorei!! Simplesmente o máximo!!!!!!!! Uma mão na roda, parabéns pela iniciativa em compartilhar, tô adorando te seguir!! :0

    ResponderExcluir
  8. Fofura demaaais! Super fácil! :)


    Haaaa.... e vivaaa todas as conquistas! Parabéns pelos 100 000 seguidores! ^^
    ;**

    ResponderExcluir
  9. Fiz bandeirinhas para o meu chá de casa nova... acho tão lindo! *-*

    Amei o xadrez...

    Blog do Sofá
    Loja Kodry

    ResponderExcluir
  10. Oi, Juliana! Fico contente demais! Beijos e obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Essas barraquinhas brancas são muito sem graça!!

    ResponderExcluir
  12. hahaha faz sim, Ju! Fica lindo demais e é super fácil!

    ResponderExcluir
  13. A La Vanille é uma coisa fofa que só, venhamos e convenhamos, né Ju?


    Exatamente, o único problema é que com a cola não dá pra ficar lavando, mas tomando cuidado dura bastante!

    ResponderExcluir
  14. Não é? Depois eu fiz costuradas também, mas quis testar essas para colocar aqui no blog :)

    ResponderExcluir
  15. Também fiz para o meu sobrinho :) Fica lindo em quartos infantis!

    ResponderExcluir
  16. Desmistificando as bandeirinhas hahaha


    Muito obrigada, Alice! Vou visitar o blog para conhecer! :)


    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...