Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Minha palestra no 1º CONACADE - Faça uma pergunta!

Mês passado recebi um convite super especial para participar do 1º Congresso Nacional Casa e Decoração e vendo tanta gente fera envolvida no evento não deu tive como recusar. Memso com a agenda apertada de fim de ano, consegui me programar para gravar uma palestra online que será transmitida gratuitamente. Para assistir, inscreva-se no site do Conacade. Eu garanto que vai ser bacana demais!


Essa, sem dúvidas, será uma oportunidade incrível de falar com vocês sobre temas que adoro e ainda reforçar pra todo mundo algumas coisas que acredito e que fazem parte do cotidiano de muita gente criativa e empreendedora no Brasil. A chance de falar um pouco mais sobre o movimento do Artesanato Moderno e sobre como ele pode estar presente na decoração me encheu de empolgação e hoje mesmo vou finalizar minha palestra. Só que eu quero muito contar com a participação de vocês, leitores do Dona das Coisinhas e que estão sempre por aqui lendo, comentando, apoiando ou só passeando :)

Para mostrar um pouquinho do que pretendo abordar na palestra sobre Artesanato Moderno e Decoração, vou deixar algumas citações que são as bases de tudo o que vou falar por aqui e aí vocês podem ler e mandar as dúvidas, inclusive sobre como o artesanato e decoração podem se unir ;) Tá legal?


"A volta do artesanato é um dos sintomas da grande mudança que está acontecendo com a sensibilidade contemporânea. Estamos presenciando, mais uma expressão de revolta contra a religião abstrata do progresso e contra a visão quantitativa do homem e da natureza. Daí porque a popularidade do artesanato é um sinal de saúde. "
(Octávio Paz, Prêmio Nobel de Literatura 1990)


"Os produtos artesanais são aqueles confeccionados por artesãos, seja totalmente a mãos, ou uso de ferramentas manuais ou até mesmo por meios mecânicos, desde que a contribuição direta manual do artesão permaneça como o componente mais substancial do produto acabado. Essas peças são produzidas sem restrição em termos de quantidade e com uso de matérias primas de recursos sustentáveis. A natureza especial dos produtos artesanais deriva de suas características distintas que podem ser utilitárias, estéticas, artísticas, criativas, de caráter simbólico e significativo do ponto de vista social." (UNESCO, 1997) 


"O Artesanato Moderno e o Faça Você mesmo se aproximam uma vez que ao fazer um projeto com características de Faça Você Mesmo, a pessoa também se apropria de uma técnica e passa a fazer parte de um movimento que vai na contramão da lógica puramente capitalista e da visão quantitativa do homem e da natureza."


Agora eu quero ouvir as perguntas e ainda hoje gravarei as respostas :) Minha palestra no Conacade vai ao ar no dia 18/11, a partir das 15h. Inscreva se aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...