Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

terça-feira, 1 de abril de 2014

Movimentos e blogs bacanas para quem ama artesanto

Nos últimos meses tenho me entregado a um tipo de literatura que ainda não havia experimentado. Comprei alguns livros publicados nos EUA pelo Amazon e desde então, aprendizado e novas ideias sobre artesanato, movimentos e comunidades têm sido constantes na minha rotina. Aliás, para quem não sabe, o Amazon é um site ótimo para comprar livros em inglês, pois os livros não são taxados na alfândega e eles entregam no Brasil, bem rapidinho por sinal. Quando fiz minhas compras, elas chegaram em uma semana!

Não sei se é ingenuidade minha, mas eu acredito que a união faz a força. Por isso não me importo em compartilhar o que sei, ajudar a quem eu posso e tentar unir pontinhos nesse cenário repleto de lojas e blogs que tratam o trabalho artesanal com tanto carinho.

Aqui no Brasil é recente a mobilização em torno do que é chamado de Artesanato Moderno, aquele que não é somente uma forma de sustento, mas tão ou mais importante, uma forma de expressão, de socialização e de transformação social. É a união da técnica produtiva e dos valores, aliada à criatividade, à sensibilidade e à realização de um “projeto de si mesmo”.

Percebo que aos poucos as pessoas têm mudado muitos conceitos e valorizado cada vez mais o trabalho feito à mão e de coração. Para isso, movimentos, páginas, grupos e blogs como os mostrados a seguir podem ter um papel essencial nessas mudanças de percepção.

Compro de Quem Faz


O Compro de Quem Faz é um movimento encabeçado pelo pessoal do Tanlup, criado para valorizar o trabalho artesanal e incentivar o consumo consciente, onde o comprador conhece os processo de fabricação do produto, materiais utilizados e principalmente, quem o faz!

No site eles oferecem vários pôsteres para baixar/customizar, além de terem um manifesto bem bacana! Já o blog, está cheio de conteúdo interessante, escrito por mim inclusive :D

Vale acompanhar também a página Compro de Quem Faz no Facebook 

Desafio D.I.Y.


No último ano, presenciei e participei também de alguns grupos de Desafios D.I.Y., principalmente os de Decoração. Sempre que acho legal, me junto à turma e faço meu projetinho para postar. 

No início desse ano, surgiu um grupo com um foco diferente e já com a programação de vários "artesanatos" para o ano todo! O grupo é comandado pela Bianca e já disse que adoro todos os projetinhos artesanais que ela faz. Além disso, no Two Bee sempre tem várias dicas de livros, vídeos e sites para quem  não vive sem fazer artesanato e está sempre querendo aprender algo novo.




Criado no ano de 2007 por Cláudia Fajkarz e Andrea Onishi, o blog é pioneiro no Brasil quando o assunto é trabalho artesanal. Leitura obrigatória para quem ama artesanato e curte a retomada de técnicas antigas com um toque todo especial de modernidade.



Comecei a acompanhar o Clubinho pelo Facebook e depois descobri que era um blog maravilhoso, cheio de dicas e tutoriais para quem está aprendendo a costurar e também para quem já costura. O objetivo do Clubinho é  lançar desafios com o passo-a-passo explicativo, para que todos possam tentar fazer e postar, compartilhar dificuldades, dicas e principalmente aprender a costurar juntos.

É cada projeto lindo! Não tem como não se encantar!



Algumas fotos com a hashtag #mandamentosdequemtrabalhacomamor

É um movimento livre, criado como que em uma brincadeira. A ideia é que artesãos e artistas se unam e compartilhem ideias e momentos que fazem parte do dia a dia de quem trabalha em uma rotina "por conta própria". A gente acredita que a união faz bem e ajuda a fortalecer o nosso o trabalho. 

Como fui eu quem comecei com essa brincadeira e sem ambições maiores, criei um grupo no Facebook onde hoje  definimos e compartilhamos um item do manifesto a cada semana, quinzena ou mês, no ritmo que der. No início, ainda usamos o nome de Mandamentos de Quem Trabalha com Amor, mas achamos que é mais leve e mais bonito que seja um manifesto.

Quem quiser se unir a nós e colaborar com ideias está mais que convidado! 


E então? Conhece mais algum movimento ou site bacana e que queira nos mostrar? Vou adorar conhecer :)

13 comentários:

  1. Desses dai eu só não conhecia o Desafio DIY e o manifesto com amor, eu também sempre gosto de ficar por dentro do mundo artesanal, pois é minha paixão desde que eu me entendo por gente! :)
    bjs
    http://blogbyatelier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quanta fofura! Já conhecia alguns deles e eu ando muito mais antenada com esses assuntos, em breve o "Um lar para Amar" vai ter um atelie e eu não vejo a hora!


    beijos,
    Carla.

    ResponderExcluir
  3. Desse jeito precisa conhecer meu atelier! Pano Doce - atelier de fofurices!!! Temos facebook, insta e a página está sendo montada, mas já tem alguma coisa. www.panodoce.com
    Espero que goste!!!

    ResponderExcluir
  4. Zilah, já comprei livros de artesanato bem bacanas na Amazon pelo Kindle. O bom é que você recebe na hora e o triste é que nem todos os livros bacanas tem pra kindle. Minha última aquisição era um com projetos de pompons.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, Zih!
    Também tenho tentado criar essas comunidades também! Acho super importante nos unirmos para compartilharmos ideias e experiências! :)
    Já terminou de ler o Craft Activism? É fantástico, né? :D


    ;*

    ResponderExcluir
  6. Adoro tudo diy. melhor coisa do mundo é conseguir fazer algo do jeitinho que se quer. queria saber fazer roupa, mas nao levo jeito. Agora na minha casa, quero customizar todos os moveis!! Vou aproveitar.rs
    Bjs
    www.casandosemestresse.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro todo e qualquer assunto sobre DIY, até participo do grupo do desafio no facebook, mas até agora não tive talento/criatividade/tempo pra participar! :)

    http://suhdd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bianca, querida!


    Acho que você entende bem o espírito da coisa né? Fico feliz por ter gente que nem você por perto :) mesmo que de longe!


    O Craft Activism ainda não terminei, mas estou adorando! Estou lendo aos pouco e intercalando com outras leituras!


    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Ai, eu não tenho Kindle, nem nenhum tablet :( Tá na minha wishlist! hahaha


    Mas que é ótimo, isso é! E que delícia um livro só de pompom!!! <3

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo!!! O que é aquela sacolinha de feira da Frida!?!?!? Morri de amor <3


    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ah, que legal, Carla! Quanta novidade, hein?


    Quando eu finalmente puder me mudar pra minha casinha, num vai faltar artesanato misturado com decoração rsrsrs


    Beijoca!

    ResponderExcluir
  12. Que legal, Anna!


    Então agora já conhece e espero que goste e participe! :) Precisamos de gente assim!


    Beijo!!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou mega fã de costuras e adoro inventar costurices aqui. O movimento do Tanlup é maravilhoso e eu sou super adepta a ele... eu compro de quem faz! beijo grande Paula Piai

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...