Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

quarta-feira, 12 de março de 2014

Hamburguer Caseiro para fazer junto das crianças

*Este post é um presente da Bebel, para a sessão Dona da Cozinha

*Atualização: O título do post tinha realmente ficado estranho, por isso mudei (Hamburguer Caseiro para fazer com ou sem as crianças). Apesar de ser bem óbvio que a ideia era que as crianças participassem e se divertissem preparando a comida.
Bom, mas teve gente que ficou com dificuldade de entender ou preferiu sair fazendo piadinha em vez de dar um toque, atualizei o título porque realmente tinha ficado esquisito. Mas como sempre, a capacidade do ser humano de ser maldoso em vez de tentar ajudar me surpreende.


Quem é, nasce pronto! Já dizia a D. Zenaide. Mas e quem não é? Bate cabeça na vida até encontrar o que nasceu para ser, eu diria...

Depois de bater um pouco a cabeça por aí, eu me encontrei na cozinha, transformando afeto e carinho em doces, compartilhando amor em forma de comida. Mas como doceira que sou, e que por profissão escolhi ser, tem um lado conflitante com meu lado mãe, porque uma das minhas maiores preocupações é cuidar da alimentação dos meus filhos, inclusive melhor que a minha.

Apenas morrendo com a fofura do Tonton <3
Acho ótimo que cada vez mais pessoas se interessem por comida, por cozinhar, conhecer o alimento que estão comendo e as formas de preparo. A cozinha é e deve ser cada dia mais democrática e acolhedora. Em Nova Lima (nunca ouvi em outros lugares), quando se quer dizer que tem amizade, intimidade com uma pessoa, costuma-se dizer: Fulano?! Ah, fulano é da cozinha lá de casa.

A cozinha é o coração da casa. Desde pequena, sempre enxerguei a casa assim. Talvez porque fui menina criada com vó, materna (d. Zenaide) e vó de coração (d. Conceição). Espero, sinceramente, que esta onda foodie tenha vindo para ficar. Seria excelente que todas as mães e pais tivessem tempo para cozinhar com e para seus filhos desde pequenos.

Qual criança não gosta de hamburguer? Eu sinto arrepios na alma a cada vez que as crianças pedem para ir a um fast food. Mas de vez em quando os levo sem maiores dramas de consciência. Hoje em dia, toda vez que rola um pedido para ir a um fast food, eu sempre apresento a opção: Que tal a gente preparar uns hamburguers em casa?! E tem funcionado!!!

Com uma receita prática, fácil e deliciosa de hamburguer caseiro grelhado sem óleo, com carne de procedência conhecida e feito com a ajuda dos pequenos, dá até para comer feliz e sem culpa! hahaha

Hamburguer Caseiro do Jamie Oliver



Ingredientes:
  • 500 g de carne moída (eu uso patinho)
  • 12 biscoitos cream cracker esfarelados 
  • 1 ovo
  • 1 punhado de salsinha picada
  • 1 punhado de cebolinha picada
  • 1 col. (chá) de mostarda
  • Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:

Para esfarelar os biscoitos sem fazer bagunça, coloque os dentro de dois saquinhos plásticos. Envolva o saquinho em um pano de prato e com o martelo de carne ou o comum mesmo, quebre os biscoitos até obter uma farinha bem fina.

Em uma tigela misture bem todos os ingredientes, amassando com as mãos. Divida a massa em 5 porções e faça bolinhas com cada uma delas. Molde os hamburgueres, regue com um fio de azeite, cubra com plástico filme e leve a geladeira por 15 minutos. Depois é só grelhar em frigideira anti aderente.

Para acompanhar:

Eu e a Zilah testamos a receita de formas diferentes. Ela preferiu fazer com batatas, pão, queijo, cebola, alface e tomate e aqui encaramos algo mais leve, somente o queijo, tomates e as batatas.


Então aqui vão algumas dicas para o preparo e acompanhamentos:

Para derreter o queijo: Assim que o hambúrguer corar dos dois lados e estiver quase pronto, pingue um pouco de água na frigideira e tampe por alguns segundos.


Perfect Roasted Potatoes


Essas foram feitas pela Zilah, sem serem cozidas antes. Funciona bem também.
Coloque água para ferver e pré aqueça o forno à 220ºC. Corte as batatas em palitos largos ou metades. Assim que a água ferver, coloque as batatas e deixe por 10 minutos. Escorra bem. Espalhe azeite e em uma assadeira e coloque as batatas. Um fio de azeite por cima e um pouco de sal grosso e temperos que você goste, tipo pimenta do reino ou orégano. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora virando na metade do tempo.

Cebola caramelada: Corte rodelas de cebola e refogue no azeite quente. Acrescente um pouco de molho shoyu e uma colher pequena de açúcar. Fica uma delícia no hambuguer caso vá comer com pão.

Tomates temperadinhos: Tomate, azeite, sal, orégano ou seus temperos preferidos.



O hamburguer já moldado pode ser congelado em aberto e depois guardados em saquinhos de congelamento. Uma boa opção para um lanche rápido. 

Beijo e até a próxima,

Bebel

5 comentários:

  1. Ah que delicia.
    Eu já pensei em ao invés de colocar carne moída, incrementar com proteína de soja! =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...