Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Um papo sobre Redes Sociais

Quando decidimos criar um blog, na grande maioria das vezes é para escrevemos coisas que pensamos/achamos e nos comunicarmos com as pessoas que estão dispostas a ler e compartilhar disso. Eu pelo menos acho que não é para ficar "falando" sozinho, né?

Para que o conteúdo de um blog chegue até quem se interessa por ele e está disposto a acompanhar, é preciso um esforço diário não só para a elaboração desse conteúdo, mas também para a divulgação dele. 

Quem tem um blog deve saber do que estou falando, né? É preciso montar todo um esquema de como a informação que você passa chegará até o leitor e na grande maioria das vezes, blogs são iniciativas pessoais de quem não tem grana para arcar com custos de publicidade. Publicidade é caro, muito caro, mas quando bem feita, compensa.


Para quem não tem essa grana para investir, as Redes Sociais estão aí para isso, para estreitar esse contato entre blogueiro, leitores e possíveis leitores. É feed pra lá, feed pra cá e no meio disso entra Bloglov'in, Instagram, Twitter, Google +, Pinterest, Facebook e muito mais. Não me canso de dizer que bom conteúdo e divulgação são palavras-chave para qualquer site que deseje ser lido.

Para um bom conteúdo, nada melhor que ele seja autoral, isto é produzido por você, para um projeto seu. Um toque pessoal faz toda diferença. Já para a divulgação, temos tantas opções gratuitas ou que requerem pouco investimento quando o assunto é Rede Social que fica difícil listar todas, então falarei sobre as que uso para o blog.  Hoje em dia o que não falta na internet é forma de acompanhar conteúdos dos sites que você gosta :)

O que tem acontecido no Facebook foi o que me motivou a escrever esse post sem tom de mimimi (sim, porque quando comecei a escrever o post parecia mimimi, daí achei feio e resolvi fazer algo útil para todos), mas mostrando que existem outras opções tão interessantes quanto para quem assim como eu, foi afetado por alterações que ocorreram recentemente. Conforme foi divulgado, houve uma mudança no algoritmo que regula as publicações das páginas no Facebook e as publicações passaram a ser vistas por muito menos pessoas, o que gerou indignação entre administradores de páginas e gerentes de conteúdo do mundo todo (não só para blogueiros que divulgam o conteúdo de seus blogs, mas inclusive para grandes marcas).

Usar várias redes sociais ao mesmo tempo pode parecer trabalhoso (e é mesmo), mas ao meu ver, é a única forma de não se tornar dependente de uma só rede e quando acontece alguma mudança, você terá para onde correr. É aquela história de que é preciso 'estar em todo lugar, o tempo todo'.


É a rede social mais utilizada pelos brasileiros e pelos leitores do blog também, mas anda tão confuso e bipolar ultimamente, que se você já curte a página do Dona das Coisinhas por lá, vale seguir esta dica:

- Acesse a página
- Se ainda não curtiu, curte lá!
- Depois você clica em "Seguir"
- Você ainda pode adicionar à lista de interesses, posicionando o mouse sobre a engrenagem e quando aparece o box logo abaixo, você clica em "Adicionar às listas de interesses"


Feeds: Bloglov'in e Feedly

Com um agregador de feed, você reúne os sites que mais te interessam em um só local, o que torna a leitura diária dos blogs preferidos muito mais fácil.

Já escrevi sobre o Bloglov'in e ele acabou se tornando minha opção predileta após o fim do Google Reader. Aliás, foi o Google Reader que me viciou na leitura diária dos blogs que gosto. SDDS, Google Reader! Já o Feedly conheci há pouco e tenho gostado muito da dinâmica de organizaçnao dos feeds, confesso que isso me incomoda um pouco no Bloglov'in. Para saber como usar o Bloglov'in, leia esse post feito com muito carinho!



O Google Plus ainda é pouco utilizado, mas tem cada vez mais ganhado espaço principalmente com essa queda de audiência no Facebook (sim, o Facebook tem perdido audiência no mundo todo). O Dona das Coisinhas está no Google + desde 2012, porém a página estava com mais teias de aranha que a casa da família Adams. O probleminha já foi resolvido.


E-mail

Para quem não participa de nenhuma rede social, uma forma simples de acompanhar blogs é assinar para receber as atualizações no e-mail. Normalmente, esse é um serviço oferecido com plug-in pelo Blogspot e pode ser facilmente colocado na barra lateral do blog.


Para receber os posts do Dona das Coisinhas por e-mail é muito simples: 

Basta preencher o campo "Receba as atualizações por e-mail :)", aqui na barra lateral do blog ------------>, logo abaixo dos banners dos parceiros mais fofos da internet.


Me arrisco a dizer que o Instagram e o Pinterest são redes sociais que utilizo de forma mais aleatória, não só para compartilhar conteúdos do blog, mas também inspirações e um pouco do meu dia a dia. É importante que os leitores saibam quem está por trás de um blog ou de uma lojinha, produzindo o conteúdo que ele está recebendo.

No Pinterest, compartilho as coisas que me inspiram, me fazem ter vontade de criar, de colocar a mão na massa e no Instagram, pedacinhos do meu dia a dia e pequenas alegrias. Em ambas, é possível encontrar um pouco de tudo e muito amor, que nem aqui no blog <3


Network 

Além dessas redes, algo muito importante é o tal do Network. Sempre detestei essa palavra, esse termo, mas sendo formada em publicidade, sei que é extremamente importante para quem precisa manter comunicação constante sobre algo. O motivo de eu nunca ter gostado muito desse termo é que dá a impressão de que as pessoas formam uma rede de contatos por puro interesse comercial, mas com o tempo e com o blog, acabei aprendendo que nem sempre é assim.

Imagem
No caso dos blogs (ou pelo menos no meu caso), procuro manter contato com outros blogueiros com os quais tenho alguma identificação, com pessoas que admiro e/ou passei a admirar após conhecê-las graças à internet. Muitos desses contatos acabaram saindo do mundo virtual e alguns já ocupam lugar cativo no meu coração. Por isso é normal que vocês vejam links de outros blogs por aqui e também o Dona das Coisinhas em outros blogs.

Ah! O Twitter!


O Twitter, tadinho, quase não incluí nessa lista. Mas ainda uso o meu perfil por lá esporadicamente, e também de maneira mais pessoal. Para os negócios, acredito que não é uma boa, pois o Twitter está em queda constante, só que isso não diminui  meu carinho por ele. Adoro a aleatoriedade que a gente encontra por lá.

Além de todas essas redes, também deixo o canal aberto pelo e-mail do blog (donadascoisinhas@gmail.com). Tento responder todas as mensagens, para isso reservo sempre um tempinho pela manhã ou durante a noite e só não respondo mesmo algumas mensagens que julgo como abuso de blogueira.

Então? Gostou? Não deixe de conferir nossas redes sociais e compartilhar esse post com quem você acha que possa se interessar pelo assunto :)

12 comentários:

  1. Nossa Zilah, arrasou no post, muito bom e esclarecedor! Parabéns e valeu pelas dicas! ;)))

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Muito esclarecedor. Eu comecei nessa de blog faz pouco tempo e tinha muitas dúvidas...Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Estou engatinhando nesse mundo e ando lendo muito sobre isso. como um dos meus blogs preferidos é o seu, e especialmente hoje procurei bastante coisa pra dar um "up" no meu blog, li com um sorriso de orelha a orelha a sincronicidade do que procurava por aqui! Você me serve de inspiração! Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Arrasou no post, Zilah! Muito útil :-)

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostaram, meninas :) Fico contente!


    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha sido útil para você, Marcela :)


    Por nada!

    ResponderExcluir
  7. Aaaahhh, que legal isso! Então veio em boa hora :)


    Espero poder continuar lhe dando 'empurrõezinhos' diários!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Zilah,
    Sobre as redes sociais, tenho uma preguicinha de facebook, só não deleto por conta do meu trabalho e do blog, e mesmo assim, nem uso ele direito pras duas coisas. Posts como esse seu me dão coragem pra reverter a situação. E pra acompanhar meus favoritos, também vou de bloglovin e acabo usando o Pinterest como lugar para separar os posts que me inspiram. Gostei de na mesma semana ler este seu post e o da Vitrola, que não é exatamente o mesmo assunto mas está no mesmo universo temático. Eu mesma, que posto bem pouco, escrevi meu último post sobre como uso o Pinterest. Acho que tem bastante gente pensando não apenas em dar um up no próprio blog, mas também em como fazer a blogosfera um lugar mais organizado, amigável e inspirador. E neste sentido, seu blog tem um lugar marcado como fonte de inspiração. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Até parece que você escreveu esse post pra mim! Comecei a pouco tempo com meu blog e essas informações foram muito úteis. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...