Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Como reaproveitar cápsulas de café - Parte I - O Alfineteiro

E lá se vão 20 dias desde que o ano começou, mais duas semanas desde que voltei ao batente e até hoje nada de um post Faça Você Mesmo nesse blog. Não foi por falta de vontade, mas essas duas primeiras semanas de trabalho em casa foram, digamos assim, meio estranhas para mim. A gente acha que vai sentar a bunda na cadeira e tudo vai acontecer como mágica, mas não foi bem isso que aconteceu comigo. 

Andei meio travada, horas angustiada, sem saber muito bem o que fazer e confesso que ainda estou um pouco assim. Mas vou sentindo que aos poucos esse nó na minha cabeça vai se desfazendo, ainda mais depois de uma manhã sentada na varanda fazendo várias coisinhas para dividir por aqui :) Acho que eu precisava disso para sentir que o ano começou de vez e o melhor de tudo foi que nesse tempo, enquanto fazia nossas coisinhas, pude ter uma noção melhor de como poderia organizar minhas tarefas para me sentir melhor.

E olha, a manhã foi tão boa que esse post tá uma tetéia. Tô apaixonada e minha vontade foi logo fazer um montão de alfineteiros, mas essa parte eu deixo para vocês.


Como no Natal ganhei do noivinho uma cafeteira dessas que usam cápsulas de café para fazer aquele espresso maravilhoso, fui juntando várias cápsulas na esperança de ter uma ideia legal para reaproveitá-las. Apesar de as cápsulas serem recicláveis e recolhidas nas lojas da Nespresso, eu queria usá-las de alguma forma fofa e até então, inédita (eu acho). E aí surgiu esse vasinho alfineteiro.

Para fazer seu vaso alfineteiro você precisa de:


  • Cápsula de café (agora não existe só da Nespresso, tem uma da 3 Corações também e quem quiser, tenho um monte aqui)
  • Pedaço de tecido redondo (cortado com um copo lagoinha como molde)
  • Retalhos pequenos de feltro
  • Enchimento 
  • Pedrinhas
  • Alfinetes
  • Botões
  • Cola super
  • Cola quente
  • Agulha e linha
O primeiro passo é fazer um fuxico com o tecido redondo, sem finalizar.

Você passa a linha na agulha, com um nó na extremidade para não soltar e vai passando a linha na borda do tecido como na imagem abaixo.


Quando terminar de passar a linha por todo o círculo, não dê o nó para finalizar. Coloque o enchimento acrílico, aperte para ficar firme e depois puxe a linha para fechar o buraco.

Não precisa fechar tudo. Daí é só dar um nó para firmar bem e o enchimento não escapar depois.


Depois você pega sua capsulazinha e enche até mais ou menos a metade com pedrinhas. usei essas de aquário. Elas servem para dar peso, já que todo o material usado é muito leve.

Na borda da cápsula, passe cola quente.



Antes que a cola quente seque, você pega o fuxico com enchimento e cola ali na borda.

Já está quase pronto!


Depois é só fazer os alfinetes para enfeitar o vasinho, que além de fofo, será útil (acho isso importante).

Com o alfinete, é só usar a cola super para colar os botões e retalhos de feltro recortados em forma de flor, coração e o que mais você quiser.


O resultado é esse <3 Um alfineteiro que tá mais pra um enfeite, de amolecer o coração, não é?


Quem fizer, não esquece de mostrar pra gente :) Espero que tenham gostado.

P.s.1: Essa parte de colocar a mão na massa é tão essencial e acho que havia até me esquecido disso (que feio para mim). Esqueci que essa é a minha terapia e a parte pela qual tanto esperei quando decidi que trabalharia de casa, mas achava que tinha que ter toda a parte chata (leia-se administrativa) em dia antes de começar a me mover. Desde o dia 04/01, só mexi em planilhas, escrevi posts mais pessoais para o blog, cuidei das contas pessoais e da minha empresa (tô me sentindo muito chique como micro empreendedora individual). Mas hoje finalmente saiu o nosso primeiro post Faça Você Mesmo do ano. 

P.s.2: Tô com mania de escrever muito.

23 comentários:

  1. Que fofura de alfineteiro! Eu já tinha visto um parecido em lata de atum, mas em cápsula de café é a primeira vez! Muito mais delicado e lindo, com certeza!

    Trabalhar em casa depois de trabalhar fora é assim mesmo. A gente fica meio perdida no começo! Eu também fiquei. Agora aprendi a me organizar para fazer o meu trabalho, cuidar da casa, da família e fazer minha artes...

    Eu rendo mais de manhã. Então o trabalho fica mais concentrado na parte da manhã. Depois do almoço fico meio lesa...aí é hora de fazer coisas da casa (vai tudo no automático! rs) depois que passa a leseira volto a trabalhar e depois do "expediente" família, artes e blog!

    Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito fofo!!!! Parabéns.... E nos momentos de "falta de inspiração" o melhor sempre é desencanar, revisar as mil imagens que guardamos de inspiração e uma hora ela vem...rsrsr comigo é assim. Um beijão :-) Ah... to usando o bloglovin´ depois de ler sua super dica sobre como utilizá-lo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sabe que sempre olhei para as cápsulas pensando que delas poderiam sair algo legal? Mas nunca me veio nada em mente..
    Colocarei essa ideia em prática..


    beijos
    Decorando Assim

    ResponderExcluir
  4. OMG quanta fofura..adimiro quem tem tanta criatividade...

    Parabéns..

    BEijos

    www.coisasdalivia.com.br

    ResponderExcluir
  5. "Tô com mania de escrever muito": eu ri. Estava pensando nisso ONTEM. Meus posts são gigantes, será que alguém acha paia? Mas ó: tô nem aí! E outra: amo pessoas que escrevem muito, logo, cada post bem escrito será lido com prazer não só por mim como (creio) por muitos!!! Besos yyyyyyyy que lyndo que ficou!!!! <3

    ResponderExcluir
  6. Adoro seus posts!!! Tenho passeado muito por aqui! :)

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, Marcela!


    Então, tô nessa luta! Ontem pela primeira vez me senti bem de verdade, fazendo o que eu estava com vontade! Estou aprendendo a me organizar melhor para ter mais tempo pras minhas coisinhas hehe


    Ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, Simone! Pois é! Sabe que ontem a primeira frase que li foi "A inspiração que você procura está dentro de você. Fique em silêncio e escute" e foi o que aconteceu :)


    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  9. Eu também ficava olhando e tentando imaginar algo, até que de repente... puff! Veio a ideia! hahaha


    Que bom que gostou!


    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Pois é, eu sei que nem todo mundo lê, mas também sei que muita gente lê. Então escrevo para quem quer ler :)


    P.s.: Eu leio todos seus posts hahaha

    ResponderExcluir
  11. ficou lindo, vou experimentar e depois mando as fotos

    ResponderExcluir
  12. Gente! O quão fofíssimo isso ficou?! Eu estava mesmo precisando de um alfineteiro assim pequenino! Vou fazer!

    ResponderExcluir
  13. Hum, que amor <3
    Pena que por aqui, não tem capsulas de café, mas a gente dá um jeito.
    Criativo ;D
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  14. Amo seus posts!!! Esse alfineteiro ficou realmente muito fofo e criativo ^ ^
    gostei tanto que fiz um aqui também...

    ResponderExcluir
  15. Aiii, que legal! Ameiii!!! E ainda tem um frufruzinho a mais hehehe

    ResponderExcluir
  16. Sim, sim! Dá pra dar um jeitinho! Ou arrumar as cápsulas com alguém!

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz, com embalagem de fermento, ficou uma graça *-*
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  18. Quero uma máquina de café com cápsulas só para fazer essas fofurices, ficou muito lindinho, todo "inho"...adorei, viu?


    beijos,
    Carla.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...