Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Tecendo Filtro dos Sonhos

Este post foi originalmente publicado no blog Casa de Colorir, em 19/06/2013

Há alguns meses atrás,  tive o prazer de passar uma tarde com a Thalita, do blog Casa de Colorir. A tarde passou voando no meio de tanto blablabla, linhas, flores, lanchinhos gostosos, brincadeiras e de um tutorial para o blog.


O objeto desse tutorial é cheio de significados especiais desde sua origem até os dias de hoje, onde ganhou nomes e utilidades diferentes. Cada um conhece o filtro dos sonhos (ou pegador/apanhador de sonhos) e a história de sua origem de um jeito e por mais desencontradas que sejam as histórias que escutamos a respeito desse artefato oriundo da cultura tribo indígena norte americana Ojibwa, ele está sempre relacionado aos sonhos, à forma como lidamos com a vida e com que deixamos energias boas ou ruins interferirem no ciclo natural das coisas.

Tudo é extremamente simbólico no filtro dos sonhos e é aquela história de acredita quem quer. Para quem acredita que somos guiados pelos nossos pensamentos, sentimentos e energias, vamos lá que tem tudo a ver!

Materiais necessários:


- Aro de bastidor ou de cipó
- Cisal
- Linha (pode ser fio encerado, linha de ponto cruz ou um cisal mais fino)
- Cola super
- Tesoura
- Penas, botões, pedrinhas, sementes, flores artificiais e todo tipo de penduricalho e balangandã que você tiver por perto

Passo 1

Se você escolheu fazer seu filtro dos sonhos com o bastidor como a gente, você pode encapá-lo com o cisal, dando voltinhas nele todo.


Passo 2
Depois de enrolar o bastidor, você vai finalizar com um nó no final, deixando um aro para que ele possa ser pendurado. Finalize com a cola super para garantir que não solte.


Passo 3
Agora começa a parte que todo mundo acha que é complicada, mas nem é. Você vai  cortar aproximadamente 4 metros (o aro do bastidor tem 16cm) da linha mais fina, amarrar a ponta na parte superior e começar a tecer,  passando a linha novamente por trás do ar, dando a volta por cima e voltando com a linha por dentro dela mesma. Esse processo você repete até quase o fim do aro, com um espaço aproximado de 5cm entre os pontos.


A teia que guia ao centro representa a forma como você trabalha suas forças. “Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, do contrário, irá para uma direção que causará dor e infortúnios.”


Passo 4
Quando chegar quase no fim do aro, deixe um espaço entre o último e o primeiro ponto.


Passo 5
E aí volte a tecer o teia, ligando a linha que sai do último ponto ao centro do primeiro ponto, fazendo como no passo 3 (passa por trás, enrola e volta por dentro da linha).




Assim você vai até chegar ao centro. Confira se o círculo final está redondinho e no tamanho que você quer.


Detalhe do nó final, arrematado com cola super.


Para terminar, basta enfeitar com penas, flores e outros penduricalhos.


A peça do centro também tem um significado todo especial. Aqui usamos uma flor e ainda colamos pontinhos brilhantes na teia que são chatôs colados com cola quente. "No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões."

Esse é o filtro dos sonhos feito pela Thalita
Ao contrário do que muitos acreditam, o filtro dos sonhos não impede os sonhos ruins, mas impede que energias indesejadas interfiram no processo de sonhar.

Então, simbora sonhar e ser feliz?

Informações: Natureza Divina

5 comentários:

  1. Nossa, amei esse tutorial, vou querer fazer com certeza, só não sei se levo jeito afinal, tenho sérios problemas de coordenação motora...sou canhota eheheee
    mas amei, mesmo, quem sabe faço o meu também.
    Esses das fotos estão lindos .

    ResponderExcluir
  2. Nossa nunca vi tão delicado e lindo desses jeito <3
    Parabéns :)


    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente ameeeeeeeei seu blog!

    Nova aqui, seguindo e acompanhando tudo!

    Beijos

    Crie asas e decore sua casa

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, amei!! Que graça!
    Quem não ama filtro dos sonhos??

    Bjos,

    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida nenhuma que são objetos muito inspiradores.
    parabéns pelo post!
    http://www.filtrodossonhos.net/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...