Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

terça-feira, 22 de julho de 2014

Desafio Criativo 30 em 30

Sempre gostei de me dedicar às pessoas, às vezes com um carinho exacerbado, às vezes doando um pouco do meu tempo para ajudá-las ou ensinar algo que sei. Sou assim, quando me apaixono por algo ou por um ideia sou exagerada e persigo isso de todas formas.

Quando estava por concluir o curso de Publicidade e Propaganda, em 2006, me encantei por uma faceta da comunicação que até então desconhecia, que era a comunicação voltada para projetos sociais. O Trabalho de Conclusão de Curso, feito em 2007 e elaborado em conjunto com um grupo de mais 5 pessoas foi um experimento social. Esse experimento envolvia uma Oficina de Fotografia com alunos de uma escola de educação especializada da minha cidade natal, Nova Lima.

Durante seis meses eu e mais uma amiga ministramos aulas práticas e teóricas de fotografia para um grupo de 7 alunos. Ao final do curso e conhecendo de perto a história da Fundação, junto do grupo de trabalho montamos um Catálogo Institucional para a entidade ilustrado pelas fotos feitas pelos próprios alunos durante as aulas.

Esse foi meu primeiro contato com um projeto social. Depois disso, decidi que meu caminho dentro da Comunicação só teria continuidade se fosse nessa direção. Por 3 anos trabalhei como Assessora de Comunicação de uma ONG em Nova Lima e desse emprego saí para viver minha paixão pelo artesanato e de alguma forma, compartilhá-la com o mundo.

Hoje pra mim o artesanato é muito mais que um meio de sustento, é uma forma de manter a sanidade, de me conhecer e de colocar em prática aquilo que sei. Ao mesmo tempo em que faço novos traços me refaço de alguma forma, é um processo de dentro pra fora e de fora pra dentro.

Agora meu próximo passo nessa jornada de autoconhecimento e construção é unir a paixão pelo artesanato e o interesse por trabalhos sociais. Mas como?


Tudo começa com o Desafio 30 em 30

Simples. A cada dia, durante 30 dias, criarei um novo produto para a Toda Coisinha. Os produtos criados serão colocados à venda no mesmo dia e 30% do valor do produto será arrecadado para dar início a um Fundo de Investimento Social da Toda Coisinha. Ou seja, teremos novidade boa todos os dias durante 30 dias e esse será mais um estímulo para encher a loja de coisinhas feitas a mão :)

Os produtos:

Os produtos elaborados dentro do Desafio serão artesanais e podem ser acessórios, objetos de decoração, utilitários, desde que estejam dentro da proposta da loja de oferecer meios para pessoas expressarem seu amor.

Tá, vendi, comecei a juntar o dindin e depois? O que eu vou fazer?



Aí começará uma nova fase da Toda Coisinha (e desse blog também). A partir do mês de setembro pretendo começar a organizar pequenos encontros com leitores do blog e clientes da Toda Coisinha para que possamos juntos realizar algum tipo de ação solidária, como doar sangue, cadastrar como doador de medula, ajudar uma instituição que necessite, arrecadar e organizar doações, colocar um pouquinho mais de amor no mundo. 

Além desses encontros, ao menos uma vez por mês acontecerá uma Oficina de Artesanato para mulheres que sofrem algum tipo de violência ou estão em situação de vulnerabilidade social. A princípio, as oficinas não têm como objetivo serem cursos profissionalizantes, apenas um momento de troca de afeto, carinho no coração e contato consigo mesmo através da arte. Já fiz um planejamento prévio e o custo dessas ações a princípio é baixo, visto que a mão de obra será gratuita. Se em 30 dias conseguir cumprir a meta de vender os produtos do Desafio Criativo, já dá para começar.

Já estou entrando em contato com possíveis parceiros em Nova Lima e em Belo Horizonte. Quem tiver algum lugar legal para indicar a nos receber de braços abertos, fique à vontade!


Aqui vai um agradecimento especial à Rafaela Cappai, por através do Decola! LAB me ajudar a ver com clareza o meu negócio e o que quero para ele e para mim. O friozinho na barriga é grande e o medinho de mergulhar nisso de cabeça também, mas se é algo feito de coração, com verdade e vontade de fazer dar certo, vamos lá!

O Desafio começa amanhã, dia 23/07 e vai até o dia 21/08, mas depois disso e claro que vamos dar um jeito de continuar angariando recursos para tocar esse projetinho :)

18 comentários:

  1. Que idéia maravilhosa!
    Torcendo para que dê muuito certo!!
    Fico feliz em ver coisas assim!
    Muito amor!
    Gratidão!
    <3

    ResponderExcluir
  2. Termino de ler o post e preciso dizer: obrigada Zilah por compartilhar conosco uma ideia tão linda e brilhante!! É antes de tudo contagiante, motivadora e cheia de sentidos e significados!! Veio ao encontro das respostas que venho buscando quando me pergunto como fazer do artesanato uma profissão, ideias e projetos como o seu valorizam o trabalho de nós artesãos e mostra que é tão grandiosa como qualquer outra profissão!! Parabéns mesmo e de coração!! Já estou divulgando e torcendo para que este grande projeto tenha resultados grandiosos!!! Muito prazer em conhecer o seu trabalho!! =D

    ResponderExcluir
  3. Ei Zilah, amei o seu projeto e sei que vai dar certo demais pq é do coração! Se precisar conte comigo! Adriana Diniz da pós. Meu cel 84085083. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Adorei o projeto e acho que você também vai amar, projeto social é bom demais e vicia. Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  5. Amei Zilah! Eu apoio 100%. Beijos Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  6. Que legal, Zilah! Parabéns pela iniciativa!
    Espero poder contribuir com essa ideia :)

    ResponderExcluir
  7. Sendo linda como sempre!
    Parabéns pela iniciativa :D

    ResponderExcluir
  8. Oi, Beatriz! Precisarei de ajuda sim! Será ótimo contar com você :)
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Eu já amo, Cecília :) não tem como começar sem amor né? Muito obrigada, viu!

    ResponderExcluir
  10. Caroline! Eu quem agradeço o carinho e as palavras! Ler isso me faz ter mais uma certezinha de que estou mesmo no caminho certo!


    Um beijo e muito obrigada! <3

    ResponderExcluir
  11. Você sempre responde todo mundo e rapidinho, que fofa! rsrs..

    ResponderExcluir
  12. Oi Zizi. Não sei se você recorda de mim. Lhe conhecei num bazar que você fez com a Lola aqui no Rio e desde então não fiz mais contato :( Adorei sua idéia! Sou apaixonada pelo seu trabalho. Você desenvolve produtos com muita arte e são lindos! Gostaria muito de contribuir com o seu projeto. Bjs Manu :D

    ResponderExcluir
  13. Zilaaah. Sempre procuro esse tipo de lista como uma "inspiração" pra que eu tenha mais ideias, não pra venda, que não é o meu ramo...mas para fazer algum diy ou coisa nova todo dia. Será que vc tem alguma lista perdida por ai pra dar uma inspiração?? D: obg

    ResponderExcluir
  14. Meninaaaa que legal!!!tmb sou publicitaria e apaixonada por artesanato, adorei!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...