Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

sábado, 19 de julho de 2014

O mundo lúdico da Andrea Loyola

A internet é daqueles lugares que tem hora que dá vontade de sumir, mas em compensação, quando a gente acha gente de bem, de coração leve e cabeça nas nuvens, não dá vontade de sair. Dá vontade de puxar o banquinho e bater papo por email, Facebook, como der. Foi essa vontade que bateu quando conheci a Andrea Loyola, uma artista cheia de talentos, lá de Sorocaba/SP.


Uma das coisas que não esquecerei é da forma como nos falamos pela primeira vez: Recebi uma mensagem da Andrea na página da Toda Coisinha, com toda humildade do mundo, perguntando se eu toparia fazer uma parceria. Sempre recebo mensagens de pessoas interessadas em parcerias, mas ela me disse que era a primeira vez que ela perguntava isso para alguém, então logo corri para conhecer o trabalho dela. 


Sabe quando o queixo cai? Então... hahaha Gente, a moça artista, multi talentosa, querendo fazer parceria comigo! Logo começamos a conversar e descobri que ela é amiga da Ju Amora, então não tinha como não ser gente fina, elegante e sincera.  A conversa foi rolando e hoje temos um plano super estruturado para deixar mais queixos caídos por aí, afinal, se eu posso aproveitar meu espaço na internet para divulgar trabalhos bacanas e espalhar um pouco mais de amor, é isso que vou fazer sempre!

Por isso hoje vocês vão conhecer um pouquinho mais da Andrea e do trabalho dela com a Lily & Puka :)

Zizi – Andrea, antes de tudo, se apresente. Conte pra gente um pouco mais sobre quem você, o que estudou e quais as experiências te trouxeram até aqui.

Andrea: Vamos lá então. Meu nome é Andrea Loyola, sou ilustradora e designer de toys em crochê. Na verdade amo criar vários tipos de produtos fofos, desde acessórios e camisetas divertidas a artigos de papelaria. Comecei estudando Engenharia Ambiental e atuei na área por 4 anos. Depois de perceber que não era feliz comecei a voltar àquilo que amava fazer na horas vagas, desenhar e criar! Fiz cursos e entrei para a faculdade de Design Gráfico com ênfase em tipografia. Em 2010 criei a minha marca lily&puka (nome inspirado nas minhas lindas gatinhas Lily e Puka) e nunca mais parei de criar e inovar. Já participei de algumas exposições coletivas ao longo desses 4 anos e nesse ano de 2014 fiz a minha primeira exposição individual internacional. Foi uma conquista incrível!  

Zizi - O que te inspira?


Andrea: Várias coisas me inspiram, a natureza e os animais são as principais fontes de inspiração. Sou apaixonado pelos animais, esse amor foi decisivo para a maior e melhor mudança da minha vida, ser vegana. Também me inspiro na cultura pop japonesa e sou muito fã de alguns artistas incríveis que fazem trabalhos inovadores, como: Yosuke Ueno, Yoshitomo Nara, Yayoi Kusama, Junko Mizuno, Takashi Murakami, Yoko Furosho, Tara Mcpherson, Caia Koopman, Camilla d'Errico, Camille Rose Garcia, Miss Van, Audrey Kawasaki, Brandi Milne e Craola. 



Zizi - E o que te motiva e te faz ter vontade de colocar a mão na massa?

Andrea: Para mim criar é algo extremamente orgânico. Estou viva, logo crio! Exagerado, né? Mas é verdade! (rs) Não saberia fazer outra coisa além disso hoje. O que mais me motiva a colocar a mão na massa é o amor que tenho pelo que faço e a vontade de compartilhar esse amor. Vivemos em um mundo bastante triste e a minha intenção é estimular o amor no coração das pessoas ao ver um cenário lúdico cheio de fofura e cores que lembram doces! Não tem como ficar bravo ou triste perante isso! Se cada um fizer um pouco, ou seja, der um pouco de amor aqui e ali o mundo vai se tornar cada vez menos triste. Não é?


Foto: Jess Vieira

Zizi - Seu estilo é diferenciado e único, conta pra gente como foi chegar nele e o que ele representa.

Andrea: Chegar em um estilo é sempre bastante difícil. É um processo de auto conhecimento, na verdade. Foi bastante complicado pra mim. Estava saindo de uma depressão depois de ter largado a minha carreira como Engenheira Ambiental e tinha a famosa pressa em encontrar um estilo e ganhar dinheiro. Depois de perceber que não adiantava tratar a criatividade desse forma abri mão do desespero e resolvi me aprofundar em mim mesma. Consegui sair da depressão com a ajuda da minha arte. Fui criando e tudo foi fluindo de uma forma muito orgânica, muito natural. As pessoas começaram a me falar o que viam na minha arte e eu, para ser bem sincera, nem tinha percebido. Por exemplo, a boca que lembra uma joaninha. Nem tinha pensado nisso e olha que eu sou apaixonada por joaninhas. Uma coisa foi levando a outra e quando percebi estava sentindo a necessidade de tridimensionalizar os meus personagens e comecei a fazer crochê. Nunca tinha feito nada em crochê, mas fui determinada a aprender e aprendi sozinha.
Eu tenho 3 personagens principais: a menina com a bola de chiclete (foi a primeira que desenvolvi), a menina moça que sempre está usando uma roupa mais sensual sem deixar de ser fofa, e a menina com cabeça grande que usa um chapéu ou algo na cabeça.  As três são uma representação de mim. Não são uma representação física de mim, mas sim do meu humor e da minha personalidade. Os cenários que crio e as interações com os animais representam aquilo que penso e gosto.



Zizi – Conte mais pra gente sobre o seu trabalho e o que ele representa para você, sobre sua rotina, projetos e experiências.

Andrea: Sou a única funcionária da marca lily&puka...rsrsrs
Desenvolvo as ilustrações, crio toda a identidade da marca e dos produtos que lanço. Desenvolvi o meu próprio site e agora estou montando a minha lojinha virtual que será lançada em breve (acredito que em Novembro). Crio e desenvolvo todos os produtos que vendo. Monto cada caixa com os produtos lily&puka que as pessoas compram. Tudo é feito com muito amor, carinho e dedicação. E pra ser bem sincera eu gosto que seja assim. Apesar de muito trabalho e muita correria, gosto de estar envolvida em todas as etapas da minha empresa: criação, produção, vendas, envio de embalagens, identidade visual, design gráfico, etc. Trabalho na minha casa, o que pra mim é ótimo, pois não tenho muitos horários fixos. Prefiro trabalhar de madrugada, mas quando pinto prefiro que seja durante o dia (a luz natural é a nossa melhor amiga). Gosto de ter essa flexibilidade, que só é possível morando e trabalhando no mesmo lugar. Gosto de trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo, assim me mantenho sempre interessada e envolvida. Sempre que posso procuro intercalar as coisas, por exemplo, fiz um quadro, agora vou fazer um toy, depois faço algumas bijuterias moldadas e pintadas à mão, depois começo a pensar em novos projetos e depois começo tudo de novo.




Zizi – Como e onde você se enxerga no futuro?

Andrea: Eu sou uma sonhadora na verdade. Tenho o sonho de lançar uma linha de camisetas e agora estou começando a de fato colocar tudo no papel para realizar esse sonho, quem sabe, ainda esse ano. Quero também lançar mais artigos de papelaria (eu amo artigos de papelaria), quero lançar borrachas, agendas, canetas, estojos de latinha, etc. tudo com os personagens lily&puka. Acho que tudo ficaria muito fofo! E tenho um sonho muito grande, que por enquanto está distante. Abrir uma loja física da lily&puka! Recheada de produtos super fofos, um espaço onde as pessoas iriam entrar e fazer parte do meu universo pelo tempo que quiserem. Por enquanto esse é o futuro da lily&puka.
Enquanto não realizo o sonho de abrir uma loja, quero ir criando ilustrações e toys. Algo que estou me divertindo muito fazendo são essas parcerias. Estou amando e quero continuar com muitas parcerias cheias de amor como essa com você Zizi! <3 


Então já sabem, né? Vem novidade liiinda por aí :)

Para acompanhar o trabalho da Andrea:

7 comentários:

  1. Que lindo trabalho da Andrea! Muito sucesso pra vocês com essa parceria! <3

    ResponderExcluir
  2. Como assiiiiim parecem joaninhas? Jurava que eram joaninhas! :D
    Adoreeei conhecer mais o trabalho dela! Já tinha visto na loja da Ju Amora, mas essa riqueza de agora é linda, né? Adoro saber mais sobre o processo criativo das pessoas e sobre como elas estruturaram a vida em torno daquilo que amam fazer! ^^

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo talento dessa moça! jurava que a boca era juaninhas HAHAH,adorei as coisinhas desenhos tudo tão lindo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo trabalho. Sou apaixonado por ilustrações e crochês. Tudo maravilhoso. *-*
    http://escrevendo.tk

    ResponderExcluir
  5. Bem a nossa cara, né, Bianca? Eu também adoro conhecer o processo e me encanto mais ainda quando conheço as pessoas :) Ela é uma linda! Precisa ver!


    :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...