Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

quinta-feira, 20 de março de 2014

Como reaproveitar velas (com fofura)

Vela é uma coisa engraçada: quando a gente precisa, ou some ou nunca tem, mas quando a gente não precisa, tá lá ela rolando na gaveta do armário da cozinha ou em cima de algum móvel. Aqui em casa é sempre assim. 

São incontáveis os aniversários em que nos esquecemos da vela e na hora do parabéns lá estava aquela vela comum para ser soprada, que em cima do bolo mais parece vela de 7 dias. Mas se o importante era soprar a vela e fazer o pedido, a estética acabava pouco importando, até porque os bolos nunca foram dos mais certinhos. O que importava tanto quanto ter uma vela para soprar e fazer um pedido, era ter aquele carinho especial do parabéns e do bolo com guaraná feito pela mãe.

Aniversário aqui em casa e a tal vela do bolo
Esses dias, enquanto arrumava algumas bagunças, me deparei com algumas velas que era decorativas mas já não estavam tão legais para serem usadas. Aproveitei e catei algumas velas sobrando pelas gavetas e resolvi fazer minhas próprias velas. Já havia visto posts no Two Bee e no Super Ziper sobre fazer vela, mas me lembro de já ter visto também que dava para reaproveitar velas usadas.

Então você vai precisar de:

  • Velas que ficam soltas por aí
  • Potes de vidro ou xícaras
  • Barbante (sim, pode ser qualquer barbante)
  • Hashi ou dois palitos de madeira e gominhas
  • Faca
  • Tesoura
  • Cola super
  • Uma leiteira que você vai usar só para velas
  • Uma panela para banho maria
  • Essências (opcional)
  • Coisinhas para enfeitar o pote (opcional)
  • Verniz vitral, solvente e pincel (opcional)

Para começar, você quebra as velas nos menores pedaços possíveis e retira os pavios. Isso foi feito com a ajuda de uma faca e me rendeu bolhas nos dedos. Fiz em cima de um jornal para a parafina não grudar no chão ou mesa.


Limpe bem o recipiente onde você fará sua vela. Nesse pintei bolinhas com verniz vitral fosco (que mal apareceram no final) e no fundo de um coloquei algumas miçangas e no outro, colei alguns botões com cola super. 





Depois ajeite o barbante que será o pavio e prenda com o palito de madeira, preso nas pontas pelas gominhas, Assim você define a posição do pavio e corre menos risco ele ficar torto. Eu disse menos risco. rsrsrs



Com a parafina já despedaçada, coloque-a dentro da leiteira e leve a leiteira ao banho maria, com a água quente. Não dá para derreter a parafina direto na panela, pois ela é altamente combustível!


Quando a parafina estiver completamente derretida, você pode acrescentar a essência que desejar e depois é só despejá-la nos recipientes. 



Aí é só esperar secar. Isso leva algumas horinhas, mas minhas velas mal estavam secas e já estavam decorando o quarto e a sala de casa <3


Quem aí gostou dá um joinha!

8 comentários:

  1. Que legal! Nunca tinha pensado nisso. :D

    ResponderExcluir
  2. (y) Amei, Zilah... Tem na loja virtual? Eu quero.... Vou passar lá agora!!!

    ResponderExcluir
  3. q lindas gostei =) adoro seu blog se der da um bizu nos meus post bjs

    http://lokosdehistoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amandinha!


    Esse é só um ensinamento mesmo! Pra fazer em casa! Não está na lojinha!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Alberto! Passarei lá sim!


    :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...