Vela é uma coisa engraçada: quando a gente precisa, ou some ou nunca tem, mas quando a gente não precisa, tá lá ela rolando na gaveta do armário da cozinha ou em cima de algum móvel. Aqui em casa é sempre assim.
São incontáveis os aniversários em que nos esquecemos da vela e na hora do parabéns lá estava aquela vela comum para ser soprada, que em cima do bolo mais parece vela de 7 dias. Mas se o importante era soprar a vela e fazer o pedido, a estética acabava pouco importando, até porque os bolos nunca foram dos mais certinhos. O que importava tanto quanto ter uma vela para soprar e fazer um pedido, era ter aquele carinho especial do parabéns e do bolo com guaraná feito pela mãe.
Aniversário aqui em casa e a tal vela do bolo |
Esses dias, enquanto arrumava algumas bagunças, me deparei com algumas velas que era decorativas mas já não estavam tão legais para serem usadas. Aproveitei e catei algumas velas sobrando pelas gavetas e resolvi fazer minhas próprias velas. Já havia visto posts no Two Bee e no Super Ziper sobre fazer vela, mas me lembro de já ter visto também que dava para reaproveitar velas usadas.
Então você vai precisar de:
- Velas que ficam soltas por aí
- Potes de vidro ou xícaras
- Barbante (sim, pode ser qualquer barbante)
- Hashi ou dois palitos de madeira e gominhas
- Faca
- Tesoura
- Cola super
- Uma leiteira que você vai usar só para velas
- Uma panela para banho maria
- Essências (opcional)
- Coisinhas para enfeitar o pote (opcional)
- Verniz vitral, solvente e pincel (opcional)
Para começar, você quebra as velas nos menores pedaços possíveis e retira os pavios. Isso foi feito com a ajuda de uma faca e me rendeu bolhas nos dedos. Fiz em cima de um jornal para a parafina não grudar no chão ou mesa.
Limpe bem o recipiente onde você fará sua vela. Nesse pintei bolinhas com verniz vitral fosco (que mal apareceram no final) e no fundo de um coloquei algumas miçangas e no outro, colei alguns botões com cola super.
Depois ajeite o barbante que será o pavio e prenda com o palito de madeira, preso nas pontas pelas gominhas, Assim você define a posição do pavio e corre menos risco ele ficar torto. Eu disse menos risco. rsrsrs
Com a parafina já despedaçada, coloque-a dentro da leiteira e leve a leiteira ao banho maria, com a água quente. Não dá para derreter a parafina direto na panela, pois ela é altamente combustível!
Quando a parafina estiver completamente derretida, você pode acrescentar a essência que desejar e depois é só despejá-la nos recipientes.
Aí é só esperar secar. Isso leva algumas horinhas, mas minhas velas mal estavam secas e já estavam decorando o quarto e a sala de casa <3
Que legal! Nunca tinha pensado nisso. :D
ResponderExcluir(y) Amei, Zilah... Tem na loja virtual? Eu quero.... Vou passar lá agora!!!
ResponderExcluirQue bonitinhas ! Gostei bastante !
ResponderExcluirq lindas gostei =) adoro seu blog se der da um bizu nos meus post bjs
ResponderExcluirhttp://lokosdehistoria.blogspot.com.br/
Fácil e fofo, né?
ResponderExcluirOi, Amandinha!
ResponderExcluirEsse é só um ensinamento mesmo! Pra fazer em casa! Não está na lojinha!
Beijos!
Obrigada, Ludimila!! :)
ResponderExcluirObrigada, Alberto! Passarei lá sim!
ResponderExcluir:)