Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

domingo, 9 de junho de 2013

Risoto de Catupiry com Tomate Seco para um jantar especial

* Este post foi escrito pela Bebel, para a sessão Dona da Cozinha

O Dia dos Namorados está chegando e que tal preparar um jantarzinho em casa para você e seu bem? Eu sou daquelas que detesta sair para almoçar/jantar fora de casa nessas datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados...Sempre tem restaurantes lotados,  fila de espera, etc, etc, etc... Então nesses dias eu vou para o fogão e me divirto preparando comidinhas gostosas para comemorar ao lado da família ou do maridão.

Há alguns anos aqui em casa o Dia dos Namorados é uma data que comemoramos com a família reunida com um jantarzinho especial para dois, mais as crianças e quem mais aparecer.  E depois escolhemos outra data aleatória para deixar as crianças com as tias e sair sozinhos para comemorar.


Desde que decidi que queria aprender a cozinhar, acho que o prato que mais executei foi risoto. Risoto de cogumelo, risoto de gorgonzola com nozes, risoto de frango com limão siciliano, risoto, risoto, e mais risoto. E desde a nossa viagem de lua de mel para a Itália, o que o maridão mais adora comer? Adivinhem? Risoto! Além de ser um dos pratos preferidos dele, é um dos poucos que ele também sabe fazer hehehe

Esta receita de Risoto de Catupiry com Tomate Seco é bem rápida, fácil e serve de 03 a 04 pessoas, mas se você e o namorado forem daqueles bem comilões, a quantidade é boa para os dois. Aconselho você a preparar todos os ingredientes com antecedência e deixar tudo a mão. Na hora que a fome bater, é só correr e preparar, já que o arroz leva mais ou menos 20 minutos para cozinhar e depois de pronto, o risoto tem que ser servido imediatamente.

Ingredientes: 

  • 1 litro e meio de caldo de legumes (não use o de tabletinho, gaste um pouquinho mais de tempo e siga essa receita aqui, que dá uma diferença... e o que sobrar você pode congelar por até 3 meses)
  • 3 col. (sopa) de cebola bem picadinha
  • 10 tomates secos picados em tiras
  • 200 g de Catupiry em pedaços
  • 2 col.(sopa) de manteiga
  • 2 col. (sopa) de azeite
  • 350 g de arroz arbório ou carnaroli (próprios para risoto)
  • 1 xíc. (chá) de vinho branco seco
  • 4 col. (sopa) de parmesão ralado
Preparo:


Aqueça o caldo de legumes já pronto e mantenha-o quente durante o preparo do risoto. Em uma panela de fundo grosso, esquente o azeite e doure a cebola. Em seguida acrescente o arroz, mexa bem até que ele comece a ficar transparente. Adicione o vinho branco e espere evaporar, mexendo. Acrescente então, duas conchas do caldo de legumes  e continue mexendo. Repita o processo até que o arroz cozinhe, o que deve levar de 18 a 20 minutos.  O arroz deve ficar al dente. 


Acrescente o Catupiry e mexa bem até que ele incorpore ao arroz, adicione os tomate seco. Apague o fogo e adicione a manteiga e o parmesão ralado. Mexa bem e sirva em seguida.


E um feliz Dia dos Namorados!
<3 <3 <3 <3
-------------------------------------------------------------------------------

Licença, gente! Zilah falando! Resolvi dar um pitaco e sugerir um jantar a luz de velas (com velinhas dentro de potinhos de vidro reaproveitados mesmo) pra acompanhar o risoto. Eu provei e aprovei, então se eu fosse vocês não perdia tempo e preparava uma surpresinha dessas logo. 

8 comentários:

  1. não sou muito fã de catupiry, mas adoro risotos. acho que vou dar uma chance ao catupiry e tentar fazer esse daí, só porque tem tomate seco, que eu amo!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de catupiry, mas a cara ficou ótima! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Aaaain que gostoso, super facinho de fazer, parece ficar muuuito bom! Acho que vou fazer essa receita amanhã hein!

    E risoto é muito bom mesmo, seu marido tem razão de gostar tanto! HAHA
    :*

    ResponderExcluir
  4. Ficou com uma cara ótima, sem falar que eu gosto bastante de catupiry haha

    ResponderExcluir
  5. é muito gostoso, viu, Lu!
    Eu garanto! :P

    ResponderExcluir
  6. Além da cara ótima, ele é muito bom também! ;)

    ResponderExcluir
  7. hahahaha Lígia, acho que qualquer risoto é bom! Até hoje não experimente nenhum ruim (a não ser que fosse mal preparado). Não tem como errar com ingredientes tão gostosos!
    E uma vez ou outra não faz mal a ninguém!


    Beijocas, querida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...