Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Como reaproveitar cápsulas de café - Parte II - Berçário de mudas

Cactos suculentas são plantas muitas generosas com as quais podemos aprender muito. Eu já acreditava nessa afirmação, mas após ler esse post no Colacorelinha, tive mais certeza ainda. Há mais ou menos 7 anos, eu e minha filha cultivamos várias dessas plantinhas em nossa varanda e com o passar do tempo, algumas acabaram morrendo enquanto outras resistiram bravamente, inclusive à nossa falta de atenção em alguns períodos. De uns tempos pra cá, tenho sido uma pessoa mais atenta às plantinhas e tenho cuidado melhor de todas elas, inclusive dos cactos e suculentas.


E foi incrível como depois disso, eles mudaram de aparência. A começar pelos vasos pintados, depois vieram as flores (eu nem sabia que os cactos que eu tinha davam flor!) e em seguida a descoberta da multiplicação. E assim, meu amor por essas plantinhas só fez aumentar.

Berçário de mudas
Vocês sabiam que é possível montar um berçário de cactos e suculentas? 

Pois é! E não é tarefa difícil! Como já disse, são plantas generosas e que mesmo sem muitos cuidados dão flores, se reproduzem e deixam a casa linda.

Há uns 4 meses atrás, coloquei alguns gominhos de suculentas em um pote com terra. Eles não secaram, no entanto, só um gerou uma mudinha que só saiu esses dias (acho que esse deve ser o período aproximado para nascer uma nova plantinha). Porém, olhando atentamente os outros vasos vi que apareceram várias mudinhas de cactos e suculentas. 

Além de colocar os gominhos na terra, vale também ficar atento, pois é um processo natural: os gominhos caem na terra e brotam naturalmente, formando uma nova planta. Já tenho suculentas bem grandes geradas a partir desse método (parece até uma clínica de reprodução assistida).


Daí que colocar as mudas em vasos grandes não condiz muito com a realidade das plantinhas, né? Então pensei em colocá-las provisoriamente em cápsulas de café reutilizadas, que além de fofas, são do tamanho ideal.

Para isso, você precisará de:

- Carvão ativado (encontrado em lojas de produtos para horta e animais). Ele vai no fundo do potinho, bem pouquinho mesmo.


- Pedrinhas: Elas formam a segunda camada de drenagem, bem acima do carvão. Poucas pedrinhas bastam.


- Terra vegetal: Pode ser a própria terra de um outro vaso, na quantidade suficiente para chegar bem perto da borda, acomodar a mudinha e depois enfeitar com pedrinhas se desejado.


Estão aí essas coisinhas lindas e feitas com cápsulas reaproveitadas de café. Só tome cuidado para não derrubar os vasinhos (lógico que eu tombar, né) :P

Vale regar com pouquíssima água a cada semana ou a cada 10 dias.


Veja aqui o post sobre o alfineteiro.

Ah! E ontem comentei na página do Facebook que algumas suculentas que compro em supermercado estão morrendo, nos comentários as pessoas colocaram várias hipóteses para o que pode estar acontecendo. Vou investigar direitinho e conto pra vocês, mas enquanto isso, vale seguir a dica do post e plantar suas próprias suculentas :) 

5 comentários:

  1. Genial, vc, Zilah! Ontem mesmo consegui carvão ativado e já estou com tudo aqui pra fazer o terrário q vc ensinou no post da xicrinha... Minhas meninas e eu estamos animadíssimas! Aí a gente já aproveita e faz um berçário! Fina sintonia! Bjão, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dona das coisinhas. Há um tempo descobri um blog só sobre suculentas, é bem legal, tem várias dicas de cultivo dessas plantinhas, foi lá que descobri que "todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto" rsrsrsrsr, o link é esse: http://vidasuculenta.blogspot.com.br/ As suculentas foram o meu primeiro contato com esse lance de cuidar de plantas, peguei uns gominhos com uma amiga, elas cresceram e tenho até hj, ainda sou iniciante no assunto mas tenho me interessado e admirado cada vez mais as plantas, principalmente as flores! Boa sorte com as suas suculentas!

    ResponderExcluir
  3. OI Zilah, amei o berçário de plantinhas. Eu já reaproveitei as cápsulas fazendo jogo de xadrez pra filhota.

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  4. Aaah, mas é claro que darei uma olhada! Também tenho buscado muitas informações sobre as plantas, ainda mai depois de vários acontecimentos inusitados. hahaha


    Muito obrigada, Thais!


    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...