Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Faça você mesmo sua estampa Chevron

Esse foi um dos passo a passos mais penosos de ser feito mas, agora já está tudo bem fácil para vocês. A dona aqui encasquetou com um mural de estampa azul para o cantinho e não encontrou o tecido com a estampa que queria.

Foi dado aí o passo decisivo para resolver fazer eu mesma a minha própria estampa.

Não era bem uma Chevron que eu queria mas, vi tantas vezes no Pinterest e em blogs de decoração que simpatizei com a danadinha.

Não achei (ou sequer procurei) um tutorial que ensinasse a fazer estampas Chevron, com certeza tem em algum lugar e se fizesse isso, com certeza poderia ter tido menos trabalho nesse passo a passo. Mas, estava disposta a descobrir como faz e numa tarde monótona de sábado sem o noivinho resolvi botar a mão na massa.

Comecei tentando fazer um mural (o que acabou sendo a base para pintar a estampa). Digo tentando porque arrumei uma gambiarra tão grande que não recomendo fazerem em casa pois, pode estragar paredes, móveis e tecidos.

A estampa Chevron já transformada em mural
Vou contar sobre o mural mas, não tentem reproduzir ou se reproduzirem, façam sabendo que não é a melhor forma:

Comprei uma folha de cortiça com a espessura de 4 milímetros, cortei na medida certa da lateral da minha estante e depois forrei com americano cru. Para prender o tecido, usei um grampeador comum (não recomendo). Até que o grampo segurou o tecido mas, não foi aquela beleza. Talvez funcione melhor se você usar uma fita adesiva bem boa ou uma cola quente para fixar o tecido, que pode ser em cima da cortiça ou de uma madeira ;)

Para pintar o tecido você vai precisar de:

  • Tecido (usei o americano cru)
  • Tinta para tecido
  • Lápis
  • Régua
  • Pincel
  • Estilete
  • Tesoura
  • Fita crepe

Passo a passo

O passo que eu não recomendo rs
Passo 1: Passe o tecido e firme-o em uma tábua ou se preferir fazer que nem eu fiz, firme em uma cortiça.


Passo 2: Marque com um lápis e a régua onde serão os zigue zagues da sua estampa Chevron. Marquei pontinhos a cada 10cm (intercalando de 5 em 5 cm, na parte de cima com a debaixo), onde as linhas se encontrariam.


Passo 3: Depois risque as linhas do zigue zague. Você só precisa fazer a primeira fileira, o restante você verá que é bem fácil.


Passo 4: Comece a marcar com a fita crepe. Você vai acompanhar suas linhas com a fita. Faça a apara das bordas com o estilete.


Passo 5: Assim você preencherá todo o tecido como vê na foto acima.


Passo 6: Na hora de pintar, você vai retirar fileiras de fita crepe intercaladas. Só vai levar tinta a parte que ficar sem fita.


Passo 7: Mande ver na tinta!

Espere secar e retire a fita crepe que ficou!

Está pronta sua estampa Chevron!


Ela pode virar um mural como o meu ou o que você quiser! Almofada, fronha de travesseiro, pano de prato, fica a seu critério! Na foto com a Graça (minha máquina de costura) o mural aparece bem no cantinho mas, deu para ver que o conjunto ficou uma Graça mesmo, não é?

Só não contem para ninguém que colei o mural no mdf usando cola quente o.O E nem façam isso em casa!

10 comentários:

  1. Amei Zi ! ah' eu quero tempo para poder fazer :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tutorial!  Eu estava pensando em fazer uma capa de almofada com este tipo de estampa, mas nunca encontrei o tecido para vender. Acho que finalmente eu encontrei a solução!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Zizi. Adorei seu post e tb a sua máquina de costura. Vc que pintou ela? Que tinta vc usou?

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Reserva um tempinho que com certeza vale à pena, Faby :)

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia dá até para comprar o tecido em lojas gringas na internet mas, não tem nada que substitui o charme do feito à mão ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leoa! Desculpa a demora para responder!

    Eu que pintei minha máquina, usei tinta em spray comum! Protegi bem as partes mais frágeis e que não levariam tinta, depois mandei ver. Pra finalizar usei um verniz em spray também!

    ResponderExcluir
  7. Huahua amiga eu tbm fiz meu Chevron, e sei do que vc está falando. Dá um trabalho danado, principalmente na hora de colocar a fita (haja paciencia). Mas depois de pronto vale tanto a pena que já estou pensando em fazer outro.
    Beijos, seu blog é tudibao.

    ResponderExcluir
  8. Huahua amiga eu tbm fiz meu Chevron, e sei do que vc está falando. Dá um trabalho danado, principalmente na hora de colocar a fita (haja paciencia). Mas depois de pronto vale tanto a pena que já estou pensando em fazer outro.
    Beijos, seu blog é tudibao.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...