Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Quarto de adolescente

Quarto de adolescente a gente sabe: quase sempre é bagunça na certa! É roupa espalhada, pôster e fotos colados com durex na parede (isso enlouquece qualquer mãe isso quando não são desenhos), revista pra todo lado e bagunça escondida. Poucos adolescentes parecem fugir a essa regra, pois aqui em casa mesmo não teve quem escapasse.

Foto do Casa Aberta
A situação se agrava um pouco quando o quarto da adolescente em questão é também o quarto e o local de trabalho da mãe. Muitas vezes adotar uma postura mais rígida é inevitável (não pensem que eu sou um doce só porque gosto de falar sobre coisas doces) e vez ou outra, as cobranças e brigas tomam conta do ambiente. Não é gostoso brigar, eu e Mari sabemos bem disso e às vezes, por mais que tentemos evitar, surge uma bagunça ou uma desobediência para atrapalhar. E por mais que sejamos amigas e confidenciemos segredos, mãe é mãe e tem que cobrar, tem que educar, tem que ser a chata da história (acho que muitas vezes os adolescentes não percebem o potencial de chatice deles hahaha).
Primeira versão do cantinho da Mari e 2012, logo após a reforma do quarto
Mesmo com isso tudo, é claro que tentamos conversar e chegar às melhores soluções, sempre. E uma coisa que acaba colocando a gente em conflito é o quesito ‘decoração do quarto’.

A Mari (com 13 anos) me acha fofinha demais hahaha quem diria! Eu gosto do quarto branquinho, com colorido. Já ela, gosta de fotos, muitas fotos na parede e de ter liberdade para fazer o que dá na telha. Só no último ano, já mudamos o cantinho da Mari pelo menos umas três vezes. A primeira mudança veio junto da transformação do quarto. Na época a Mari tinha 11 anos e aceitava melhor a fofurice que eu sem perceber, acabei impondo. 

Em abril de 2013 - os quadros com fotos de bandas e tchau, bandeirinhas!
O tempo foi passando, a Mari mudando e querendo coisas novas no quarto. Ela começou a pregar pôsteres das bandas que gostava nas paredes. O visual me incomodou, mas ao mesmo tempo, já que a gente divide o quarto, eu sabia que teria de abrir mão para agradá-la. A solução que encontramos foi colocar molduras coloridas nos pôsteres e intercala-los com objetos que já tinham na parede.

O legal de observar esse comportamento da Mari é ver que conforme a idade vai passando, os gostos mudam e é quase regra geral (não importa muito a idade) que os gostos se manifestem na decoração.

Fotos com as amigas em Outubro de 2013 - Casa Aberta
Quando a Mari começou a ter uma proximidade maior com as amiguinhas e criar vínculos mais fortes, as fotos com as amigas começaram a substituir os pôsteres de bandas, o que eu considero normal, pois me lembro de como foram as coisas há pouco tempo atrás (das ironias de ser uma mãe jovem).

Primeiro veio o varal de fotos. Ele durou pouco mais de 6 meses, mas a Mari se cansou rapidinho. Na verdade acho que ela se cansou das fotos e de algumas pessoas, visto que maldade e falsidade, infelizmente, já começam a estar presentes na nossa vida desde cedo. Mas por um lado isso pode até ser bom, pois quanto mais cedo a gente aprende, mais esperto fica.


Daí foi a vez do coração de fotos, o que vejo como um reencontro dela com as amizades e com pessoas que se importam com ela. Ela mesma tomou a iniciativa de fazê-lo, fez todas as montagens de fotos, imprimiu, recortou e colou com durex, para o desespero da mãe. Além do coração, vieram também os desenhos recortados (Yolo e Good Vibes). Minha filha é uma Yolo, muito linda por sinal. hahaha


A Mari fez as montagens do jeito dela e foi um custo convencê-la a fazer algumas adaptações. Mas depois de algumas semanas insistindo, consegui convencer a menina a reorganizar tudo e de quebra, para mamãe ficar ainda mais feliz, ela pediu um item de decoração da Toda Coisinha. Eu fico toda feliz quando ela gosta das minhas coisinhas. Acho que ela tem um bom gosto incrível e que nem sempre foi muito parecido com o meu.


Ela escolheu as Fairy Lights Rosa Chá (que infelizmente esgotou essa semana, mas já estou providenciando reposição) e juntas, colocamos na cabeceira da cama dela. Aliás, a cabeceira da cama é único lugar onde ela ainda mantém minhas interferências. Todos os bastidores foram bordados por mim e o menorzinho foi feito antes mesmo dela nascer. A luminária também é obra da mommy e o quadrinho cogumelo, mais recente, é invencionice conjunta com os quadrinhos da Vanessa (Design mais amor).


Nosso quarto está do jeito que a gente gosta, mas eu, inquieta que só, já prevejo mais mudanças. Agora só falta arrumar a bagunça que sempre toma conta dele nos fins de semanas ou quando tem muito trabalho para fazer e falta tempo para cobrar, né, Dona Mari?

9 comentários:

  1. Eu sei bem como é dividir quarto com adolescentes,né Zilah?!... Pelo menos a Mari não é tão rebelde e bagunceira que nem a mãe dela era!!! E a gente vivia brigando, Pq eu Tbm adolescente, arrumava o meu lado e tinha que ficar olhando a bagunça e os pôsteres do Nirvana mal pregados do seu lado...Hahaha

    ResponderExcluir
  2. Muito legal tudo isso. É muito louvável isso na decoração . Ela deve ter a nossa cara, e muitas vezes a nossa fase também, principalmente no quarto que é um lugar onde precisamos nos sentir abraçados.
    Muito legal essa parceria de vocês <3
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Bem Normal isso, todo ano mudo o visual do quarto da Bela tb, ela está na fase de poster e vi em uma revista uma parede toda feita em preto e branco de posters, esse ano eu resolvi colocar isso em prática, enquanto ela estava de férias pintei o quarto de branco (era azul) e na parede aonde fica a cama eu fiz inteira com aquela técnica de colagem na parede. Ficou ótimo e as amiguinhas todas querem tb, mas sei que só dura esse ano pois entrego o ap até o final do ano. Ano que vem teremos outras ideias!!

    ResponderExcluir
  4. Cheguei a conclusão que a Dona das coisinhas é uma mãe porreta e sempre dá o seu jeitinho para deixar tudo como ela quer...hahaha
    Apesar que percebi que a Mari pode até achar que não, masss é super parecida com você e aos poucos e com a idade isso vai transparecendo ainda mais... (ainda bem né?) lembro muito bem de como era o meu quarto de adolescente, era posters dos Backstreet boys e Spice Girls para todos os lados, tinha também um mural cheio de fotos dos meus amigos...êeee saudades!!!



    Adoro ver as foténhas desse quartinho tãooo lindo <3
    beijos, suas lindas!

    ResponderExcluir
  5. Olha acho que isso não é coisa só de adolescente não Zizi, eu mesmo vivo mudando a decoração da parede o tempo todo... Acho que sou uma eterna adolescente rsrsrs
    E amei a "nosso" quadrinho... você conseguiu deixar ele ainda mais lindinho :)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Zizi, também tive a oportunidade de dividir o quarto com a minha mãe.
    Gozado como as coisas são, eu nunca liguei pra decoração, então tudo que a minha mãe decidia, tava decidido. Sempre gostei de frufruzices, minha mama também, então a gente se achava. E o legal é hoje que cada uma tem a sua casa. Quando ela vai em casa, olha alguma coisa e fala: "Ahhh, eu gostei, onde você comprou?" - Só que geralmente eu que faço os itens né? Então, já fiz muitas coisinhas pra minha mãe decorar a casa dela. Olha como as coisas se invertem?! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi ZI me identifiquei tanto com seu texto, sobre ser mãe jovem sobre os gostos diferentes dos filhos e da gente tentando coordenar para o nosso e no final tem que ser parceria, minha filha é de poucas amizades, mas todas que tem duraram muito aliás ainda duram, fotos na paredes aos montes ela até fez um vídeo colando fotos xerocadas, depois da uma olhadinha http://www.youtube.com/watch?v=mVA_7BqNULU, agora olha a Ironia Zilah, eu já sou avó!!! fiz 33 anos e já sou avó de gêmeas da pra tu!!kkk
    Vou falando com vc como se fossemos íntimas né? nem sempre comento, mas estou sempre por aqui e acabo me vendo em muitas coisas, seu quarto quer dizer de vocês é lindooooooooooo, este quadrinho cogumelo é um arraso e a cadeira com tecido peludo um sonho! bjs


    Gélia

    ResponderExcluir
  8. nossa, adoorei seu blog, lindo! lendo o post lembrei que hoje em dia não tenho mais quarto, minha mãe se apoderou ele pra fazer um atelie. Se puder passa lá no meu blog, to começando agora, o nome é sms para julieta .Beijos de Luz

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha de dicas, super inspirações, quero dar um Up no quarto das minhas filhas, e essas dicas são tudo de bom!
    http://maeaocubo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...