Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pausa pra recomeçar - Arraial do Cabo/RJ

Mesmo que todas as promessas de ano novo e todas as coisas que havia determinado para essa nova fase tenham começado em janeiro, sinto que só agora em fevereiro as coisas começam a caminhar de verdade, entrar no ritmo e talvez se tornarem mais organizadas. Digo talvez porque nunca fui das pessoas mais organizadas com agendas, horários e tarefas. 

Essa sensação se deve também à volta às aulas da filhota, já que agora os nossos dias obrigatoriamente começam às 06:30 da manhã. Durante as férias dela ainda dava para enrolar e começar o dia um pouco mais tarde (bem mais tarde pra ser sincera). Hoje foi o primeiro dia da nova rotina de verdade (bom que ela muda a cada mês :P) e até que ele rendeu bem, me organizei melhor e estive inspirada. Claro, depois de um fim de semana em um dos lugares mais bonitos que já fui, não tinha como não ser assim.


Depois de ver uma foto da Praia Grande, em Arraial do Cabo/RJ, no Instagram, a Mari cismou que queria voltar lá. Já estivemos na cidade em 2009, eu a Mari e o Tiago,  e voltamos no último fim de semana acompanhados de um grupo de amigos. Achamos passagens baratas entre BH/RJ e como não havíamos feito nenhuma viagem durante as férias escolares, foi um passeio merecido. A única dificuldade foi encontrar uma pousada com preço acessível e quartos livres, quase todas estavam lotadas e as que tinham vagas, tinham também o preço bem salgadinho pros nossos padrões. Mas acabamos encontrando uma pousada legalzinha e com o preço bom depois de ligar e enviar e-mails para quase todas as pousadas da cidade.

Salinas no caminho
Saímos do Rio no sábado bem cedinho e pegamos só um pouco de trânsito na ida. A estrada tem partes tão bonitas que não foi sofrimento algum encarar algumas horinhas para chegar ao paraíso.

Chegada na Praia Grande. E ainda tinha um tobogã!
Quase não paramos na pousada que reservamos, já que passamos só uma noite por lá, chegando no sábado e saindo no domingo. Assim que chegamos deixamos nossas coisas na pousada e fomos a pé para a Praia Grande, uma praia de cair o queixo, daquelas com vários tons de azul no mar que se misturam com o céu. Ficamos todos bobos com a beleza do lugar. E o melhor é que a praia é grande de verdade e mesmo estando cheia de gente, parecia estar vazia. Os únicos contra são o mar suuuuper gelado que mais parece um lago na Sibéria e a quantidade de águas viva, mas nada que impediu um mergulho na base da coragem e sem encostar nas bichinhas. 

Sem filtros hihihi
Almoçamos em um quiosque na Praia Grande e depois voltamos para a pousada, tomamos um banho e fomos ver o pôr do sol no Pontal do Atalaia, o ponto mais alto da cidade de onde é possível vislumbrar uma paisagem incrível. Como era de se esperar, estava bem cheio, mas arrumamos nosso cantinho e não perdemos nadinha do espetáculo. Depois de sair do Pontal, fomos para a feirinha de artesanato no Centro, já que a Mari não nega suas origens e não resiste a uma bugiganga.



No domingo acordamos bem cedo e fomos para a Praia dos Anjos, que fica perto do Centro de Arraial. De lá saem todos os barcos que levam para passeios nas praias mais afastadas e nas ilhas no entorno de Arraial do Cabo, pagamos R$40 por pessoa no passeio. O cais fica lotado, então é bom já deixar o passeio agendado no dia anterior e chegar na hora marcada. O passeio dura cerca de três horas e meia e passa pelas praias do Forno, Prainha, Ilha do Farol e Gruta Azul. 

No barco
Não descemos na Praia do Forno, mas da outra vez que estivemos em Arraial quase não saímos de lá. É ótima para ir com crianças, já que a água é transparente, bem calminha e não tão gelada quanto na Praia Grande. Também não tirei muitas fotos do passeio, pois descer do barco com o celular ou câmera na mão não era das melhores ideias.
Praia do Farol
Depois passamos pela Gruta Azul, pela Fenda de Nossa Senhora e paramos na Praia do Farol, que fica na Ilha do Farol. É uma das praias mais sensacionais de Arraial (compete com a Praia Grande no quesito beleza, apesar de ser bem menor) e lá só é possível chegar de barco. A água é super calma e de tão clara, é possível enxergar peixinhos transparentes nadando pertinho da gente. Além disso, é cheia de conchinhas <3 Na praia tem também uma base da Marinha e uma área de proteção ambiental na qual não é permitido o acesso, onde tem um cemitério indígena. A Praia do Farol já foi eleita por 3 vezes a mais bonita do Brasil e uma das mais bonitas do mundo. E eu concordo  muito com isso.

A fenda - foto roubada do Facebook do Tiago Melo
A última parada foi na Prainha, que fica no Pontal do Atalaia. Lá dá para chegar de carro, mas fomos de barco. Nessa parada fiquei tomando sol enquanto a água calminha batia de leve na perna e a Mari nadava toda feliz. Enquanto isso, o noivinho foi caminhar com os amigos pela praia.

Igrejinha fofa em Arraial do Cabo
Quando acabou o passeio de barco, ainda fomos na pousada tomar um banho, passamos em um quiosque na Praia Grande para almoçar e depois foi hora de partir.

Voltamos para casa sossegados e mais calmos depois de aproveitar tanta coisa bonita. Foi pouco tempo, mas o suficiente para entrar em sintonia.

- Arraial do Cabo fica bem pertinho de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro
- Tem ônibus pra lá saindo do Rio de Janeiro e também de Cabo Frio, a cidade é pequena e dá para se locomover bem a pé
- Há hospedagens boas a partir de R$150,00 a diária para casal, mas em alta temporada é difícil encontrar. Tem vários hotéis e pousadas cadastrados no booking.com além de muitas casas para alugar em fins de semana e temporadas
- A comida nos restaurantes e quiosques tem o preço um pouco salgado, mas acredito que isso se deva a alta temporada
- No mais, nada que o Google e o Waze não resolvam :)

14 comentários:

  1. Ah meu Deus! Cheguei a ficar emocionada, as fotos mostraram super bem a beleza dessa terrinha rsrs Tenho família por lá e me sinto abençoada por desde de pequena poder curtir esse paraíso. Tenta ir de novo fora de temporada, as coisas ficam mais baratas e a cidade fica tranquila. Beijo, sucesso pra você! (:

    ResponderExcluir
  2. Olá! Queria muito saber o nome da pousada! Tenho pesquisado pq quero muito ir pra arraial.. mas tbm tá caro demais e n tenho condição! Pode informar??

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui em Arraial, mas todo mundo diz mesmo que é lindo. Sempre fico em Cabo Frio, inclusive passei uns dias lá na semana passada. É muito relaxante, dá até preguiça de voltar pra casa, sem contar que lá faz muito menos calor do que aqui no Rio.

    As Coisas que eu quero lhe Falar

    ResponderExcluir
  4. Oi Zilah, por aqui também foi semana de voltaàs aulas e readapatação à rotina de acordar de madrugada (6h da manhã pra mim é madrgada). Arraial é linda! Eu já morei em Cabo Frio e a minha mãe ainda mora lá. A região temparias belíssimas e você pegou uns dias lindos por lá. Amei as fotos.

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  5. De pensar que meu primo morou três anos por lá, e eu nunca fui... Só sei que é lindo e que um dia {esse ano se deus quiser} eu apareço lá...



    Beijos, Paula
    diariosdpaula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai que saudade de Arraial! Era destino obrigatório nas férias da infância. A minha praia predileta era a Prainha - amava o mar e aquela areia-cimentinho que fazia os melhores castelinhos do mundo, rsrsr. Depois que comecei a frequentar Búzios, nunca mais fui pra Arraial :( Coisas da vida… Mas você me deixou com vontade de voltar :) Da próxima vez que formos ao Brasil, um fim de semana será em lá ;) Beijos

    ResponderExcluir
  7. Mas o que é isso, que fotos liiiindas!!!! Eu quero ir pra lá agora, hahaha! beijo!

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de passeio, é pra recarregar mesmo as energias com a cor dessa água =)

    beijos,
    Gábi

    www.casareassim.com

    ResponderExcluir
  9. Terrinha linda demais!! Eu voltarei fora de temporada, com toda certeza! Será que tem algum época do ano em que a água fica menos gelada? hahaha


    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. A que fiquei se chamava Pavanelli. Mas se você for pesquisando pelo Booking.com, acaba achando opções mais baratas ainda quando há disponibilidade.

    ResponderExcluir
  11. Arraial é uma maravilha!


    E é tão pertinho de Cabo Frio! Muito perto mesmo. Dá pra pegar ônibus comum e ir pra lá!

    ResponderExcluir
  12. A Prainha tem ficado tão cheia! Nem fomos lá!
    Eu também adorei Búzios, mas sinceramente, achei Arraial bem mais bonito (apesar da água bem mais gelada).
    Com certeza valerá a pena passar uns dias por lá ;)


    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...