Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

sábado, 22 de dezembro de 2012

Gingerbread

Depois que a Bebel chegou pra tomar conta da cozinha do blog, nunca mais postei minhas receitinhas preferidas por aqui. Só que a Bebel resolveu dar uma sumida (deve ser porque anda cozinhando muito), então tive que passar por aqui só para deixar tudo ajeitadinho e com cheirinho de Natal.

Natal é aquela coisa que logo de cara é associada com comilança e aqui não é diferente. No ano passado testei pel primeira vez a receita de Gingerbread e adorei! Gostei tanto que acabou virando assunto para post pois tenho certeza de que quem testar há de adorar!


O Gingerbread é uma massa com especiarias tradicional dos Estados Unidos e muito comum na época do Natal. Nela vai pó de gengibre, canela, noz moscada e melaço (susbstituído por Karo). Pode ser que muitos não saibam de nome o que é (como eu mesma não sabia há um tempinho atrás) mas tenho certeza que todo mundo já viu o tal do Gingerbread, fosse em forma de uma casinha decorada, fosse em forma de um biscoito de boneco.

Esse encanto pelas casinhas e pelo bonequinho foi o que fez querer testar a receita e ver no que dava. O resultado foi muito dos bons e no Natal passado comemos bonequinhos de gingerbread até falar que chega. Esse ano acho que não será muito diferente, minha única vontade é ousar um pouquinho mais e tentar montar uma casinha com as crianças.

Receita do Gingerbread

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de chá de sal 

1 colher de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de noz-moscada em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó (tirei o cravo da minha receita porque não sou muito chegada)
1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada
1/2 xícara de açúcar cristal
3/4 xícara de melaço (pode substituir usando mel ou glucose de milho - Karo)
1 ovo batido


Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela grande, misture a farinha, o bicarbonato, o sal e as especiarias. Em panela grande, derreta a gordura e deixe esfriar um pouco. Adicione o açúcar, o melaço e o ovo e misture bem. Junte 2 xícaras da mistura de farinha e volte a mexer. Despeje em uma superfície levemente enfarinhada. Adicione o restante da mistura de farinha conforme necessário e amasse com a mão. A massa deve ficar firme. Estique a massa até que ela fique com cerca de 0,5 cm de espessura e corte.

Leve para assar sobre uma folha de papel manteiga por 10 a 15 minutos ou até que as bordas fiquem douradas. Espere 3 minutos para retirar a folha de papel. Deixe esfriar completamente.

Mesa do café da manhã no Natal
Gingerbread em outros formatos decorando a mesa de doces
*Essa receita é do blog Barra Doce

Já a cobertura, é feita com glacê real (Para quem quiser ver receitas tem aqui e aqui). Ano passado comprei um em pó que dizia que era só adicionar água e bater, mas achei mega estranho! Primeiro a quantidade de água que mandava colocar fez o pó virar uma farofa, acrescentei mais água e ele ficou meio molengo e doce demais. Esse ano tentarei fazer outra receita que use o pó de merengue e o açúcar separados. Por via das dúvidas, já deixei tudo sinalizado ali para vocês :)

Esses biscoitinhos são uma ótima pedida para quem também quiser presentear com carinho, não acham?

2 comentários:

  1. Oi Zilah
    td lindo como sempre
    vc coloca o biscoito em alguma forma? e esse negócio branc na borda é o q? ( eu sou mto ruim)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda! Uso cortadores de biscoito! E essa coisinha branca nas bordas é o glacê real, do qual falo no post :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...