Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Festa Mexicana

Quando montei o passo a passo da paleta de cores para o blog, comentei que estava organizando uma festa bem colorida. Na verdade, era minha festa de aniversário. Eu nunca havia feito festas de aniversários até o ano passado, quando comemorei meu noivado e meu aniversário numa festa só.

Desde então, me empolguei com festinhas e principalmente, com a produção das mesmas. Acho que sou uma das poucas pessoas que se anima a organizar uma festa só por causa da decoração. Como adoro os preparativos! Ficar imaginando cada cantinho, cada cor, a empolgação das pessoas... acho que uma festa decorada tem um clima todo especial e toda comemoração é digna de uma decoração bonita e bem elaborada.

O tema

Para comemorar o aniversário este ano foi escolhido um tema que é uma das minhas paixões e já andei comentando isso aqui no blog: o México!

Antes de conhecer o país eu já tinha uma curiosidade muito grande sobre a cultura e a história do lugar e depois que conheci, essa curiosidade virou paixão. Me encantei por cada cantinho do México que tive a oportunidade de conhecer durante um mochilão de 20 dias (ainda vou contar mais sobre isso aqui no blog).

A história, as pessoas, a comida, o artesanato, os artistas, a cultura de um modo geral, as igrejas, as praias, as cidades, as montanhas, os rios e cachoeiras... é tudo um encanto! Meu coração se enche de alegria e realização só de lembrar disso tudo.

A festa

Melhor do que ficar falando, é mostrar, não é?
Sombras das bandeirolas imitando papel picado ainda durante os preparativos
Mais uma vez, a parede amarela e surradinha combinou perfeitamente com o clima da festa :)

Logo na entrada, os convidados eram recebidos com a plaquinha "Bienvenidos Muchachos!", feita em papelão reaproveitado. Dai já dava pra ter a visão de alguns elementos da decoração como os pompons de papel de seda, o altar mexicano típico do Día de Los Muertos, algumas mesas e a mesa de doces.

Altar mexicano em homenagem a Frida Kahlo
Para o altar mexicano usei artesanatos que trouxe da viagem, cactus, suculentas, velas coloridas, flores de crepom, pimentas e a gravura da Frida. Não contem para ninguém mas, o forro de mesa é peruano hahaha Até que ele disfarçou bem, né?

Eu e a Fê rezando (aham, Cláudia!) e o vaso de caveira mexicana 
O vasinho de caveira mexicana eu que desenhei. Sou uma negação para desenho mas, estou aprendendo a dar meu jeitinho e disfarçar essa falta de dom. O altar com as velinhas acesas ficou uma graça. Reparem que a gravura da Frida foi envergando por causa do sereno. Como não tinha uma moldura, colei em uma capa de DVD (não tem cão, caça com gato).

Centros de mesa
Para as mesas, aproveitei os vasinhos coloridos dos cactus e fiz flores de crepom, que foram colocadas em baldinhos reaproveitados da Fazendinha do Tonton. Além deles, cortei alguns coraçõezinhos nas cores da bandeira do México em retalhos de papel, usei mini maracas e bigodes colantes para que o pessoal fosse se caracterizando durante a festa.

El Patio
A parte principal do ambiente da festa sempre é essa parte do quintal da casa da Bel (minha irmã). É aqui onde a conversa, a música, as comidas e os bons drink rolam soltos. Então, nada melhor que um mesão para que não haja segregação entre os convidado, porque festa boa é quando todo mundo interage e ri junto.

As bandeirolas que fazem réplica do típico "papel picado" mexicano deram o tchan! da festa. Virou um patio mesmo, bem típico das construções mexicanas, que nem o da vila do Chaves :)

O patio visto do outro lado e a mesa de doces ao fundo
Detalhe das bandeirolas e o Cacactus ao fundo, uma das sensações da festa


Detalhe do varalzinho de caveiras e sombreros. As caveiras mexicanas foram impressas em folhas de rascunho, peguei a template aqui e dei para a Mari colorir. Já os sombreros foram feitos em papelão reaproveitado de sacolas e caixas e depois pintados com tinta guache pela minha pessoa.

O presente mais fofo
O poster da festa ganhei de presente da filhota, ele foi também uma espécie de cartão de aniversário, tido lindo e cheio de amor. Obrigada, brabuletinha.

Bons Drink
Essa foi a mesa de bons drink. Bem colorida como deveria ser.  Nela foram colocadas "as bibida", os copos e o material necessário para o preparo dos drinks. No quadro na parte de trás estavam as receitas dos drinks.

Os canudinhos eram biodegradáveis e de papel, a fim de evitar o uso de plástico. Os copos coloridos eram de um plástico mais resistente, sendo assim, não tive vergonha nenhuma de guardá-los depois da festa e lavá-los para reutilizar.

Detalhes da mesa de drinks e o Cacactus, feito de papelão de uma caixa  grande
As taças (assim como os canudinhos, bigodes colantes, bandeirolas e outras cositas mas) foram compradas pelo Amazon enquanto o noivinho estava nos EUA e foram entregues no hotel. Como  as taças eram lindas e de boa qualidade, coloquei uma tag em cada uma pedindo para que as pessoas as reaproveitassem como porta bijoux ou um vasinho para suculentas. Imaginei que ficaria lindo! Além do que, dá dó jogar um trem desses fora.

A mesa de doces debaixo da videira
A mesa de doces foi bem simples também, sem exageros. A festa por si só já teve coisa demais! Nem tive tempo de fazer cupcakes e docinhos, foi tanta correria que tive que encomendar o bolo e os doces mas, valeu a pena já que estava tudo maravilhoso!

Bandeirinhas mexicanas nos doces e o topo de bolo de feltro em forma de coração mexicano 
Esse foi o Jeremy na hora dos parabéns, só na espreita de um docinho

Eu (fazendo a Frida), o noivinho e o Cacactus bem de perto

Posando para o Instagr.am
E mais fotos do Instgr.am dos amigos :)


Créditos:

Fotos da decoração: As fotos foram tiradas pelo noivinho e pela minha irmã mais nova, a Ana
Eu que fiz: Decoração, sombreros de papelão, Cacactus, pompons de seda, flores de crepom (com a ajuda da Tia Guta), comidas, arranjo de cabelo, topo de bolo
Amazon: taças, bandeirolas, forro de mesa branco, canudos, maracas bigodes, paper fan
Caveiras mexicanas e poster: Mari Brabuleta


*Observação: As comidas não apareceram no post pois nem deu tempo de fotografá-las no meio da correria :( Mas, prometo aos poucos, postar algumas receitas. Foram nachos, tacos, enchiladas com bastante guacamole, pico de galo e sour cream... Yummy!


*Atualização: Sempre recebo e-mails perguntando onde comprei as bandeirinhas mexicanas. Apesar de estar escrito no post que foi no Amazon, o link é esse aqui!

50 comentários:

  1. Ay caramba! Que aniversário mais lindo e criativo! Adorei as bandeirinhas, a mesa compartilhada, as tacinhas coloridas e o bienvenido. 
    Una vez más, feliz cumple!
    besos, 

    ResponderExcluir
  2. Zilazoca, melhor que este post mostrando a decor foi participar do evento! Foi tudo lindo e mega animado! AMAMOS cada margarita, cada taco, os nachos, as tortinhas de limão, as fotinhas de bigode!  Parabéns pelo resultado, com certeza seu esforço em cada detalhe valeu super a pena!!! Muahhh ;*

    ResponderExcluir
  3. Caraca! Que festa linda, criativa e alto astral!
    Adorei tudo, especialmente o Jeremy esperando um docinho, hehe.
    Bjo Zilahzita =)

    ResponderExcluir
  4. Seu post veio em excelente hora! rs
    vamos fazer uma festa mexicana da minha turma, e estava pesquisando ideias de decoração! amei amei!
    como vc fez o cactus? e as florzinhas? quero aprendeeeer!!!!
    ficou tudo lindo!!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei, decoração perfeitaa, os bigodinhos estavam um mimoo *---*

    ResponderExcluir
  6. Que festa mais amorosa! *-* Uma peninha muito grande eu não ter ido... mas certamente virão outras né? Ainda mais saindo dessa cabecinha arteira! (: Também gosto muito da parte de decoração da festa! Ainda mais quando o tema é, digamos assim "inusitado" e você tem que fazer a maioria das coisas com as próprias mãos! HAHAHA! Lembro da minha festa do HP (olha isso, uma moçona de 20 e tantos anos fazendo festa com esse tema...¬¬) hahahaha E fiz a festa temática exatamente por não ter tido festas de aniversário desde nova. HAHAHA! Coincidências à parte... (loucura!) *-* Eu costumo dizer que antes do meu aniversário, fico de "TPA" e fazendo festa então, TPF também! ;) A pergunta é: você ficou de TPA? Ou bateu aquele medinho das pessoas não chegarem... sei lá? Eu sempre tenho isso! E no final sempre dá certo! Besos pajarita! <3

    ResponderExcluir
  7. Ficou linda, Zilah! Sou a empolgada com decoração de festa tbm! Gosto mais do que a festa em si, hahahahahaha.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Zilah, li hoje sua entrevista no VMB e me identifiquei muito. Gosto muito da Elsie e das meninas  do Casa de Colorir e a Casa que minha Vó queria !
    Adorei esse post da festa mexicana - que aliás, é a única comida que sei cozinhar, mas geralmente a decoração fica por conta da minha irmã louca por Martha Stweart, que provavelmente vai amar teu blog também. E pra terminar com as coincidências, o último post no meu blog é justamente sobre uma festa (na verdade uma peça de teatro-festa) que organizei, que também tem flores de papel de seda:
    http://www.creyssaphyna.com/2012/08/festa-de-noivado.html 
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga!
    Nossa estou admirada com sua festa, a decoração ficou perfeita, colorida e linda demais, parabéns pela criatividade! Já estou te seguindo, te convido para conhecer meu blog, você será bem vinda no meu cantinho.
    Beijo, tenha um maravilhoso final de semana!
    www.ateliepequeninaartes.com

    ResponderExcluir
  10. Que legal essa festa mexicana, ficou muito bem decorada e colorida, eu amo temas de festa que são bem coloridos.
     O Jeremy é muito lindo.
     Parabéns pela entrevista no VMB.

     bjOos
     
     www.deobra.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei o tema da sua festa, ficou incrivel! Eu sou louca para conhecer o mexico, que pacote foi esse que você comprou ?

    Não acho mochilçao para lá =/ beijos

    ResponderExcluir
  12. E não é que deu super certo a sua festinha temática, eu adorei, e foi super inspirador. Eu também nunca preparei um a festa de aniversario nem nada pra mim. Acho que vou criar coragem. Pelo jeito você não gastou tanto assim, foi tudo meio que feito pelas suas mãos, e acabou tendo um gostinho todo especial.

    ResponderExcluir
  13. Ô, amoreca! Foi lindo graças a animação da turma da van também! Foi show!
    Que venham as próximas! 

    :*

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lívia! Que bom que gostou! E que bom que servirá como inspiração!

    As flores são muuuuiiito fáceis de fazer, depois vou fazer o passo a passo! Se estiver com pressa, me fala que eu du uma adiantada! O Cactus é um pouquinho mais complicado mas também é tranquilo! Inclusive, posso doar o meu!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. É, perdeu mesmo, Jhê! Outras virão, não sei se mexicanas mas, virão sim!

    Sua festa do HP ficou uma graça também, adorei o bolo maluco hahaha

    Eu antes sofria com essa TPF, engraçado que esse ano o Tiago até e elogiou porque não fiquei nervosa hahaha mas a minha TPF era de ficar chata mesmo, brigar com os outros e não de ter medo de as pessoas não irem. Mesmo se os convidados não forem, tem sempre minha família que é grande e faz a festa por si só! hahahaha

    E eu aprendo a driblar essa TPF porque mesmo que ficando nervosa, depois via que dava tudo certo. Então às vezes falta um detalhezinho da decoração, uma coisa que ficou por fazer mas, acaba que nem faz tanta diferença. Sabe o que ficou faltando? Luzinhas!!! Uma amiga chegou até a levar pra mim mas, não deu tempo de colocar! Ia ficar tão fofo...

    Besos, amora!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Anna! Que bom que gostou! Dei uma espiadinha no seu blog e também adorei! Me identifiquei também!

    Não vamos nos perder de vista, ok?

    Beijos, Creyssa Phyna!!! (adorei hahaha)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Flaviane! Muito obrigada!!!
    Vou dar uma passadinha lá!

    :*

    ResponderExcluir
  18. Oi, Camila!!!
    Muito obrigada!! Acho que não tem quem não se encante com o dengoso do Jeremy :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Alba! É porque o mochilão foi todo planejado por mim e pelo meu noivo :)

    ResponderExcluir
  20. Ah, Vanessa! Crie coragem sim porque é ótimo! Eu adorei a experiência, tanto que repeti!

    A gente tenta economizar o máximo mas, por causa da comida e da bebida, acabou saindo um pouco caro! A decoração foi o de menos! :)

    ResponderExcluir
  21. Aaaaah! Que super legaaaal! Adorei demais demais!
    Depois que voltei do México, também fiquei super apaixonada pela cultura e pelo lugar! A festa ficou super linda! O penteado e as flores da Frida ficaram ótimaaas demais! :)

    Sou louca pra fazer uma festa temática assim. Já fiz luau, mas depois dele, nunca mais comemorei aniversário de um jeito especial assim! ^^  Mas, o do ano que vem já está metade planejado! É só em abril, então nem tenho pressa! :)

    ;*

    Ah sim! Me passa seu e-mail pra eu te passar o molde da bolsa!! Você vai adoraaar costurá-la!! ^^   E assim... não é um molde que dá pra imprimir. É um desenho das partes dela. Vou tentar explicar como é e ver se faço outros desenhos pra complementar! E aí qualquer dúvida você me escreve de volta que eu explico melhor! ^^

    ResponderExcluir
  22. Olha só que lindeza de festa. Que capricho. Já descobri quem irá fazer meu casamento craft. rs . Parabéns Zilah.

    ResponderExcluir
  23. Oi Zilah,
    Parabéns pelo aniversário e pela festa! Nunca vi nada tão original. Eu não conheço o México, mas adorei o tema. Tb adoro Frida e  tenho 2 vestidos mexicanos, um branco igual ao seu e um preto.
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Já estou seguindo e vou ficar muito feliz se vc tb me seguir. xoxoGOSTO DISTO!www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  24. Gattammmmm Arrasouuu na festa e no post!!!
    Humm.. quero + já ehhehe 
    To tão na correria que só hoje eu vi, mas já vou colocar a mão na massa e fazer um post com as fotos pro Eu Faço a Festa!! 
    Obbaaaaaaaaa....
    Bjoss

    ResponderExcluir
  25. Nossa Zilah, que festa mais linda que foi a sua!

    Essa semana mesmo fui a um restaurante mexicano e comentei como seria legal fazer uma festa com essa tema, afinal as comidas não são difíceis de serem preparadas e a decoração é linda, sempre colorida. Ficou demais! E ah, parabéns atrasado (:
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Sua linda dona das coisinhas,muito talentosa!

    ResponderExcluir
  27. Olha!!! vou te falar!!! Amei a decoração. Ficou linda!!! Super autentica e criativa. Muito colorida e festiva!!! Ficou um arraso.
    Acho que os convidados se divertiram bastante.
    E Feliz Aniversário atrasado.

    ResponderExcluir
  28. Ah, que legal, Bianca! Já sabe como (ou de que) será a festa? :)

    ResponderExcluir
  29. Opaa!! hahaha

    Muito obrigada, Marina!

    :*

    ResponderExcluir
  30. Olá meu nome é Iara e gostaria de saber como vc fez as flores de crepom e o popom de seda! Ficaram lindos! Para o cactus vc usou papelão?! como fez a base dele para pode ficar em pé! Vou me casar, e estamos planejando fazer o chá de panela com o tema mexicano, se puder da dicas, ficaremos mto agradecidos! Primeira vez que vejo seu blog, e já adorei, queria ter um pouquinho desse dom! Parabéns! Meu e-mail é iarajm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá tudo bem?
    Somos do Bongo um restaurante mexicano de Bauru.
    Gostaríamos de saber onde conseguiu as bandeirinhas mexicanas? se puder nos passar o ctt ficaremos gratos! pois está chegando dia dos mortos e vamos fazer uma decoração diferenciada aqui no restaurante.
    Nosso e-mail restaurantebongo@hotmail:disqus .com
    Parabéns por sua festa ! Pensada nos mínimos detalhes...

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigada, pessoal! Responderei no e-mail já já!

    ResponderExcluir
  33. Muito obrigada, Karin! Foi super bacana mesmo, nos divertimos muito e a decoração fez toda diferença!

    ResponderExcluir
  34. LINDA FESTA, COLORIDA, ALEGRE E MUITO CAPRICHADA... Onde conseguiu as bandeirinhas mexicanas? Meu email tmpreza@terra.com.br

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde,
    gostaria de saber:
    onde vc consegui as bandeirinhas?
    lopes_decor@yahoo.com.br

    Abraços
    Léo Lopes

    ResponderExcluir
  36. Muito legal parabéns ! Estou com a idéia de fazer uma festa Mexicana também , as ideias ajudaram mt :) gostaria de saber onde consegui as banderinhas por favor - luiza_latini@hotmail.com ! Se puder , obrigada ! Bj

    ResponderExcluir
  37. Oi, Zilah! Gosto muito do seu blog, hoje publicamos um post sobre festa mexicana e citamos a sua (que ficou linda!).
    Bj!
    Stella

    ResponderExcluir
  38. onde conseguiu as bandeiras mexicanas? esse link que vc colocou vai pro site do amazon
    email stefani_hiohran@hotmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  39. Stefani! É isso mesmo! Comprei por lá enquanto meu noivo estava em viagem.


    Abraço

    ResponderExcluir
  40. Eeerrr... to enrolando demais né?

    ResponderExcluir
  41. Linda festa!! Parabéns!! Estou pesquisando referencias para o meu aniversário e me encantei com a sua! Adorei a ideia do bar!!

    ResponderExcluir
  42. ain, amei! Adoro seu blog! Você é uma linda! <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...