Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

terça-feira, 15 de abril de 2014

Como fazer: Sachês perfumados para o guarda roupas

Dia desses, uma leitora me escreveu pedindo dicas para organizar o guarda roupas. A minha resposta foi tipo: “eeeerrrr... tem certeza?”. Pois é, já contei algumas vezes que não sou das pessoas mais organizadas da face da terra e muitas vezes isso acaba se refletindo no meu guarda roupas, ainda mais porque ele fica lá, fechadinho e ninguém vê. Bom, acho que a gente tem sempre que tentar melhorar quando o quesito é organização (isso se você não tiver um T.O.C.) e muitas vezes colocar um frufru a mais nas coisas nos estimula a mudar.


Com o guarda roupas, esse frufru a mais começou com os cabides. Antes eram todos bem velhos, um de cada formato e cor. Um belo dia resolvi colocá-los todos iguais ou mais parecidos e claro que não dispensei os antigos, organizei-os em novos lugares e também demos outras utilidades a eles aqui em casa. Sabe que até ensaiei organizar os vestidos e casacos por cor, mas acho que não ficou tão bom quanto esperava. Continuo treinando.


Além disso, colocar um cheirinho gostoso nas roupas pode ajudar bastante a querer se organizar ou pelo menos vai acabar deixando sua bagunça mais cheirosa.

Para fazer os sachês, você precisa de:



- Tecidos de algodão (podem ser retalhos)

- Molde de coração/ quadrado/retângulo (fiz num papel mais durinho, 

- Enchimento acrílico

- Tesoura

- Cola para tecido

- Fitas

- Essência para dar o cheirinho gostoso (a que usei é de Flor de Pitanga)

- Caneta 

- Agulha, linha e máquina de costura (opcional e caso tenha intimidade com costuras)


O primeiro passo é riscar os moldes no tecido. Dois de cada para depois fechar e fazer a almofadinha.


Recorte o tecido conforme o desenho, deixando uma bordinha a mais.


E aí é hora de fazer alguns frufrus. Usei uma fita branca e passei pelo quadrado e a alça do sachê também é colocada neste momento. A cola une todas as pontinhas da alça e a fixa no sachê. O segredo é colocar a alça como se fosse ficar para dentro, pois como na costura, a gente junta as partes pelo lado avesso para depois “esconder” o acabamento.


Antes de passar a cola por toda a borda, dobrei a alça de fita para ela não atrapalhar na hora de colar o restante. Daí é só passar a cola pela borda, deixando um espaço de mais ou menos 4cm para virar o sachê do lado certo e colocar o enchimento. Passou a cola, colou a outra parte, lembrando sempre que o lado avesso do tecido é o que fica para fora nesta etapa!


Enquanto a cola seca, hora de pingar a essência no enchimento. Usei uma média de 2 gotas por sachê e ficou bem cheirosinho.


Depois que a cola secou, foi hora de virar o tecido, aí que as partes certas ficam para fora e a alcinha que estava dentro, aparece. O enchimento foi colocado e a dobra para a colagem final marcada.


Por fim, foi só passar cola no meio da dobra, pressionar por 1 minutinho e pronto!

Para quem quiser ousar um pouquinho mais, dá para fazer em formato de coração com pompons (usando grelô). 


Aí é que nem lá em cima, colocar as coisinhas todas (leia-se grelô e alça de fita) para dentro e o tecido com o lado contrário para fora. Usando linha e agulha, alinhavei a borda deixando uma pequena abertura para depois virar tudo para o lado certo.



Antes de virar, passei na máquina de costura bem rapidinho, com ponto reto e não esquecendo da abertura para virar.


Depois é virar o coração para o lado certo, colocar o enchimento e finalizar na máquina de costura, fechando tudo direitinho.


Ah, e o último passo e mais importante: colocar no guarda roupas e ficar com as roupas com cheirinho de flor de pitanga <3




Post oferecido pela Marabraz, a mais nova parceira do Dona das Coisinhas :)

9 comentários:

  1. Não levo muito jeito para costura, mas vou tentar aprender a fazer... amo minhas roupas cheirosas

    bjs
    milenaazsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais delicinha Zilah, você surpreende os leitores a cada post, mostrando como dá pra ser Toda coisinha de uma maneira simples e incrível! Eu amei a ideia dos sachezinhos, vou tentar fazer também, vou deixar tudo cheiroso :3


    Beijinhos :* www.cut-cutt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Zizi, adorei a criatividade, vou deixar minha bagunça mais cheirosa agora! Beijos!
    pechinchacomestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dá pra fazer usando cola para tecido! Mega fácil :)

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, obrigda Joicy querida! Faz e mostra pra gente!!


    :***

    ResponderExcluir
  6. hahaha esses não! Mas ensino a fazer ;)

    ResponderExcluir
  7. Essa comprei em uma loja de decoração! E em lojas como Mundo Verde, mercados e tal!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...